No dia 26 de maio Porto Velho se unirá com um propósito: realizar atividades físicas por pelo menos 15 minutos. É o Dia do Desafio que tem como objetivo mobilizar a população para a prática de exercícios. Na capital, o evento é coordenado pela primeira-dama Lucilene Peixoto. O objetivo do projeto é reunir o maior número de pessoas em empresas, organizações, órgãos públicos, todas contra o sedentarismo. No ano passado, 141 mil porto-velhenses participaram do Dia do Desafio, a cidade de Santa Marta (Colômbia) foi a oponente, teve 8.750 participantes.
No Brasil, o evento é organizado pelo Sesc, sendo que cada prefeitura é responsável pela coordenação. Porto Velho participa do evento mundial desde 2005 quando mobilizou 106.302 pessoas e venceu a cidade peruana Santiago de Surco. No ano seguinte mobilizou 155.691 pessoas, mas não conseguiu vencer Camaguey (Cuba). Em 2007 venceu a cidade boliviana de Cochamba e em 2008 ganhou o dia ao concorrer com Cuatitlan Izcalli (México), foi o ano que reuniu o maior número de participantes, 170 mil.
Lucilene Peixoto avalia o Dia do Desafio como um incentivo para que a população adote hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos para a melhoria da qualidade de vida. A primeira-dama explica que o sorteio que definirá qual cidade Porto Velho vai concorrer será em São Paulo, no início do mês de maio. Ela participará do sorteio juntamente com todos os coordenadores municipais do Dia do Desafio.