Oportunidades iguais para todos os jurisdicionados no novo prédio do Fórum Cível da Comarca de Porto Velho. As novas intalações entregues nesta sexta-feira, dia 9, pelo Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, foram adequadas para proporcionar acesso aos deficientes. Na ocasião também foi instalada no local a 8ª Vara Cível. O prédio,localizado na Avenida Lauro Sodré, bairro São João Bosco, recebe o nome do Desembargador César Montenegro, homenageado durante a reinauguração.
"Hoje não vejo aqui magistrados, promotores de justiça, advogados e servidores, mas, sim amigos que vieram prestigiar este momento especial, principalmente pois estamos falando de um dos maiores homens públicos desta terra. Ele que dedicou toda a sua vida em prol da justiça rondoniense e que nesta ocasião recebe humildemente o nome deste fórum. Para aqueles que não tiveram o prazer de conhecê-lo na ativa podem ter certeza que este Tribunal teve a honra de poucos tribunais de justiça do Brasil. Pois quando era presidente certamente foi um excelente magistrado", disse o Presidente do TJ RO ao saudar o homenageado.
César Montenegro foi convidado a decerrar a placa junto com o juiz Luiz Jorge Luiz de Moura Gurgel do Amaral, administrador do Fórum Cível e do ex-governador Ivo Cassol. Familiares do homenageado também estiveram presentes na solenidade, como o irmão, o Desembargador Eurico Montenegro.
Acessibilidade
Segundo o Presidente do TJ RO, o prédio passou por mudanças para atender melhor o cidadão. "A obra não é do Poder Judiciário Estadual e sim da população que procura aqui o seu último subterfúgio para diremir seus conflitos", disse.
O Fórum Cível da capital foi adaptado ao que exige a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre os novos itens elevador, rampas e corrimões, piso com relevo direcional e "alerta" nas mudanças de direção e desníveis, no calçamento externo, lacas identificadoras em Braille dos ambientes de uso comum, barras de apoio nos banheiros, sanitários metálicos e com altura apropriada, torneiras com abertura de fácil acionamento, passarela de interligação entre os dois prédio principal e anexo e bancadas rebaixadas para proporcionar um atendimento mais digno aos cadeirantes.
Atendimento
Oito Varas Cíveis e duas Varas de Fazenda Pública funcionam no Fórum Civil. O atendimento à população é feito das 7 às 14 horas e 16 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.