Os impactos sociais e ambientais, pelos quais vem sofrendo a comunidade do distrito de Jacy-Paraná, distante à 80 quilômetros de Porto Velho, serão discutidos durante audiência pública, marcada para acontecer a partir das 9 horas da manhã da próxima sexta-feira(26).
A decisão de se realizar a audiência foi tomada durante a quinta reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga as possíveis irregularidades nas obras das usinas do Madeira, ocorrida na tarde da última quarta-feira (17).
De acordo com o presidente da comissão, deputado Tiziu (PP-Ariquemes), o objetivo da audiência é esclarecer o destino dos recursos referentes às compensações das obras da Usina de Jirau, ou seja, se os investimentos estão sendo direcionados como foi prometido pelo consórcio.
“A CPI vai até o distrito de Jacy-Paraná para conferir “in loco” se os recursos das verbas compensatórias estão sendo aplicadas a contento. E volto a afirmar que esta CPI nasceu da vontade de resgatar os direitos do povo de Rondônia, que a meu ver estão sendo lesados”, afirmou Tiziu.
Deverão participar da audiência pública, membros da CPI, representantes do consórcio Energia Sustentável do Brasil(ENSBR), autoridades municipais, estaduais, federais, moradores e demais convidados.