O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, pretende substituir e/ou realocar aproximadamente 150 terminais VSAT (Very Small Aperture Terminal), além de instalar outras 450 antenas, no segundo semestre de 2010. Para atingir esse objetivo, o órgão fará a licitação de serviços logísticos especializados, além de contar com o apoio das instituições que serão beneficiadas. Os órgãos parceiros que tenham interesse em capacitar técnicos para fazer a instalação e manutenção de equipamentos sob sua custódia podem agendar a data do curso.
Nesta semana o Sipam capacitou mais uma turma de técnicos de órgãos parceiros que ajudarão a instalar parte dos 1.033 novos terminais VSAT que o órgão comprou este ano. Profissionais dos tribunais de justiça do Acre e de Roraima aprenderam a identificar falhas e instalar os terminais transportáveis que serão colocados em comarcas itinerantes. A capacitação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre o Sipam e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro último. Técnicos da Embrapa e do Exército já participaram de treinamentos anteriores.
O curso de 12 horas, incluindo quatro de atividades práticas, abordou desde aspectos relacionados à montagem e configuração dos equipamentos, até o alinhamento da antena junto ao sinal do satélite e como corrigir as falhas mais frequentes. Os técnicos demonstraram especial interesse e curiosidade em relação à possibilidade de integrar os tribunais de justiça dos estados com o CNJ, por meio de links via satélite.