Câmara da Capital desafia Judiciário e mantêm Ramiro Negreiro no cargo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Corporativismo
A Câmara Municipal de Porto Velho está protelando, propositadamente, a saída de Ramiro Negreiro do cargo. Alegando estarem amparados no regimento interno da Casa, eles montaram uma comissão de investigação para dar uma sobrevida ao vereador que perdeu os direitos políticos por crime eleitoral. A comissão, presidida por Jean Oliveira, alega “estar fazendo levantamento de todos os documentos e provas” contra Ramiro. Na verdade, os vereadores estão afrontando o Poder Judiciário com medidas protelatórias. A comissão, segundo Jean Oliveira, tem um prazo de 30 dias para concluir as “investigações” e mais 30 dias para “se reunir e avaliar”.
Nem aí
Na verdade os vereadores não estão nem aí para o que determina a Justiça. Jaime Gazola, que faz parte da comissão, disse que “vão ouvir testemunhas, apreciar a defesa de Ramiro e só depois tomar uma providência”; Jean Oliveira não está acompanhando as “investigações” e está por fora de prazos e ações. Os vereadores não entenderam ainda que, mesmo que suas “investigações” concluam que Ramiro é inocente, o que vale é a sentença judicial, que deve ser cumprida. Até mesmo o Senado Federal acatou uma determinação da Justiça, e porque a Câmara de Porto Velho não o fez até o momento?.
Região complicada
A área do conjunto Marechal Rondon anda complica na avaliação dos moradores. Eles continuam reclamando da fedentina supostamente exalada pela fossa do Porto Velho Shopping. Realmente, na parte de trás do shopping o mau cheiro toma conta. Eles também reclamam da igreja evangélica que foi construída, segundo eles, sem nenhum tipo de autorização em uma área onde deveria ser a praça do conjunto. O mais grave, de acordo com os moradores, é que a prefeitura teria liberado R$ 500 mil para ajudar nas obras de ampliação da igreja. O prédio também estaria apresentando algumas falhas de projeto, como falta de corrimão, infiltração, o que estaria impedindo o acesso as salas inferiores e a total falta de infraestrutura de saneamento em volta da igreja, o que colabora com a alagação do cruzamento da Avenida Calama.
Falando nisso
O Rondoniaovivo publicou hoje (16) uma matéria sobre as condições em que ficaram o estacionamento do Porto Velho Shopping durante a chuva que caiu no domingo sobre Porto Velho. Ficou completamente alagado, e alguns proprietários de veículos, tiveram prejuízos, devido a água que infiltrou nos carros. Para quem não sabe, é simples, o shopping ou qualquer outro local que ofereça estacionamento, é obrigado a ressarcir os danos causados enquanto o veículo estiver dentro dos domínios do estacionamento. Mesmo que o local tenha placa indicando o contrário. No caso do Porto Velho Shopping não é diferente. O proprietário, é claro, tem que provar que os danos foram causados no local. Por isso, ao deparar-se com situação como a ocorrida no domingo, fotografe, filme, chame testemunhas e registre o fato, para que você possa ser ressarcido posteriormente.
Falha
O estacionamento alagou porque a rede de esgoto da área foi subdimensionada, assim como todas as demais obras feitas pela prefeitura. Na região amazônica tem que usar o bom senso na hora de realizar qualquer projeto. Bastaria ter conversado com qualquer beiradeiro para saber que chove, e muito na região e com o aumento populacional, uma rede de esgoto tem que ser superdimensionada, até para evitar ampliação em um futuro próximo. A prefeitura deveria ser responsabilizada pela incapacidade de gerir recursos públicos. O dinheiro que está vindo para Porto Velho, está literalmente indo pelo ralo. E ninguém faz nada.
Certificado
Hoje, 16, vence o Certificado de Regularidade Previdenciária do Município de Porto Velho. Esse é o documento que comprova o repasse patronal da Previdência dos Servidores Municipais. Sem o CRP, recursos federais podem ser cancelados.
Nota do SIPAM
A assessoria do Sistema de Proteção da Amazônia enviou nota ao Rondoniaovivo afirmando que “os dados meteorológicos divulgados pelo Sipam são técnicos e de utilidade pública”. Eu não duvidei disso. Eu falei que a prefeitura vem utilizando os dados do órgão como desculpas pelos alagamentos. Disse ainda que no dia seguinte a cada temporal, o Sipam emite notas intituladas “choveu em um dia o que era esperado para o mês” e esse é o argumento que a prefeitura usa para encobrir o caos em que a Capital se transforma quando chove. Disse também que, quem conhece Rondônia, sabe que por aqui sempre choveu muito. A diferença é que entre um inverno amazônico e outro, esquecemos dos temporais. Disse também que o Sipam é gerenciado por um dos fundadores do PT em Rondônia, José Neumar.
Para se ter uma idéia
Olhando na internet, encontrei notícias de alerta de chuvas em Rondônia no longínquo ano de 2004, no site da Secretaria Nacional da Defesa Civil. Portanto, naquela época, já eram registrados temporais aqui na Capital, mas curiosamente, a cidade não alagava dessa forma. Se muito, tínhamos casas destelhadas em bairros distantes, como Mariana, JK, Tancredo Neves. Depois que Sobrinho e a companheirada assumiram o comando da cidade, a coisa descambou.
Escoamento
Para quem chegou agora por essas bandas, vai um esclarecimento. A Avenida Jorge Teixeira e Nações Unidas, assim como a Sete de Setembro, foram pavimentadas ainda na década de 80. A região da praça Jonathas Pedrosa, na Sete de Setembro, era um pântano. Foi feita uma galeria e nunca mais foi mexido. A Jorge Teixeira e Nações Unidas possuem rede de escoamento, também dessa época. A Rio Madeira e Rio de Janeiro tiveram a rede de escoamento construída no final da década de 80. São regiões que não apresentam problema. A Pinheiro Machado, de seu início até a Jorge Teixeira, também foi feita na década de 80. O trecho novo, feito pela companheirada, está quebrado, alaga, é subdimensionado e torto. E isso se repete em toda a cidade. Onde a atual administração mexeu, está dando problema. Será que eu sou implicante ou eles são incompetentes?
Contatos
3229-8673 e 9907-0701 são os telefones que você fala com o Painel Politico. Você pode ainda enviar um e-mail para alan.alex@gmail.com
Na TV
A partir do meio-dia, de segunda a sexta, você acompanha o programa Painel Político no canal 38 – RBRTV. Sempre uma nova entrevista, com personalidades do universo político regional, além de temas atuais e rrelevantes para a sociedade. O programa é reprisado às 7 horas e aos domingos, uma edição com os melhores momentos da semana, sempre às 13 horas.
Nas bancas
Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro do programa Painel Político.
Vantagem de ser careca
Homens que apresentam sinais de calvície antes dos 30 anos podem ter menos chance de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e divulgado na publicação especializada Cancer Epidemiology. Os pesquisadores estudaram 2 mil homens entre 40 e 47 anos de idade e notaram uma aparente ligação entre o alto nível do hormônio masculino testosterona - presente nos homens que se tornam calvos mais cedo - e um risco mais baixo de ter a doença. A calvície ocorre quando os folículos capilares são expostos a uma quantidade muito grande de dihidrotestosterona (DHT) - uma substância produzida pela testosterona. Especialistas acreditam que homens com níveis mais altos de testosterona estão mais propensos a perder cabelo, especialmente se houver casos de calvície na família. É comum que pacientes de câncer de próstata façam terapia para reduzir os níveis de testosterona porque o hormônio pode acelerar o crescimento de alguns tumores, uma vez que eles apareçam. Mas este estudo sugere que os altos níveis de testosterona desde uma tenra idade podem, na verdade, proteger contra a doença. (BBC)
Regeneração
Pesquisadores americanos descobriram o gene que bloqueia um poder de cura e regeneração ainda encontrado em alguns seres, como os anfíbios, mas que se considerava perdido ao longo do processo evolutivo em todos os outros animais. Os cientistas do Wistar Institute, na Filadélfia, demonstraram que ratos que têm o gene p21 inativo ganham a habilidade de regenerar tecido perdido ou danificado. Ellen Heber-katz, cientista que liderou a pesquisa disse que "embora estejamos apenas começando a entender as repercussões destas descobertas, talvez, um dia sejamos capazes de acelerar a regeneração em humanos ao tornar inativo temporariamente o gene p21". A descoberta fornece sólida evidência que liga o processo de regeneração ao controle da divisão celular. A investigação começou há mais de uma década a partir de uma observação feita por acaso. (BBC)
Sem câmeras
O 2º Tribunal de Júri do Fórum de Santana negou o pedido feito pela Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (Acrimesp) para a filmagem do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, marcado para a próxima segunda-feira (22/3). Eles são acusados de matar a menina Isabella, filha de Alexandre Nardoni. Apesar de reconhecer a importância da Acrimesp, o juiz responsável pelo júri decidiu negar o pedido, assim como já havia procedido em relação a solicitações semelhantes feitas por outras entidades e meios de comunicação.
Ponto extra
O MPF (Ministério Público Federal) em Joinville (SC), ajuizou ação civil pública contra três operadoras de TV por assinatura (NET, SKY e Embratel), questionando a cobrança “disfarçada” do ponto extra, que foi proibida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Se aceito pela Justiça, o pedido da Procuradoria deve valer para todo o país.O procurador aponta que a cobrança pelo ponto-extra continua de forma disfarçada, sob a nomenclatura de "aluguel de decodificador". As prestadoras estão exigindo uma nova instalação e cobrando pela manutenção de outro ponto de saída do sinal dentro da mesma dependência. Porém, o custo de disponibilização do sinal em ponto-extra não representaria uma despesa periódica e permanente a fim de justificar uma mensalidade, o que torna a cobrança do “aluguel” ilegal. O MPF requer liminarmente que seja determinado à NET, SKY e Embratel o fim da cobrança pelo ponto-extra em todo o Brasil e que as empresas sejam proibidas de fazer qualquer tipo de cobrança, direta ou indireta, para o fornecimento desse tipo de serviço. Além disso, pede-se que a Anatel seja obrigada a fiscalizar as empresas de TV por assinatura, aplicando as penalidades previstas em lei, quando forem constatadas irregularidades. (Com informações do Última Instância)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!