O temporal que assolou Porto Velho e parte do interior do Estado de Rondônia na noite de domingo (14) e parte da manhã de segunda-feira (15) provocou uma forte enxurrada em vários setores da capital e alagações já previsíveis. Em muitas ruas e bairros inteiros devido a falta de serviço de drenagem, acúmulo de lixo nas bocas de lobo, as águas subiram mais de um metro e meio, tornando difícil a vida de muitos moradores. Uma das cenas mais impressionantes causadas pela chuva acabou acontecendo no estacionamento do Porto Velho Shopping, quando ainda na noite de domingo muitas pessoas não podiam sair devido o nível da água acumulada que alagou toda a área. Muitas pessoas que saíram do cinema do Shopping e tentaram se dirigir até o estacionamento se viram ilhadas.
As que conseguiram chegar até os seus carros e se dirigiram até a cancela de saída do estacionamento acabaram enfrentando um problema técnico. Pois o cartão do estacionamento não era reconhecido e a voz mecânica recomendava que procurasse o supervisor. A chuva acabou causando uma pane elétrica no sistema, segundo um dos consumidores do shopping que enfrentou esse problema. Vale lembrar que o shopping é responsável pela segurança dos veículos que se encontram estacionados dentro do seu perímetro.
A Divisão de Meteorologia do Sistema do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou ontem ainda que as quase 12 horas de chuva que abateu sobre Porto Velho acabou registrando na estação pluviométrica instalada na Embrapa (BR-364) um total de 109 milímetros, volume que corresponde a 40% da precipitação esperada para todo o mês de março, que é de 273 mm.