Na pauta deste o encontro deve discutir novos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem o fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Logo no início da manhã um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar em frente ao Hotel Vila Rica, na avenida Carlos Gomes, região central da capital, onde um aparato de cerca de 120 policiais fecharam um lado da pista para que os carros oficiais conduzissem os governadores e vices até o local onde é realizado o Fórum, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.
Uma parte da comitiva foi convidada a conhecer a infra-estrutura de construção da Usina de Santo Antônio. Consta que Blairo Maggi, governador do Mato Grosso, Carlos Henrique Gaguim, governador de Tocantins, Carlos César, vice-governador do Acre, e Odair Correia, vice-governador do Pará acompanharam o governador de Rondônia, Ivo Cassol, e o vice, João Cahula na visita no canteiro de obras.
Outros cinco governadores se dirigiram ao Tribunal de Contas para abertura do Fórum.
De acordo com informações do Departamento de Comunicação do governo do Estado, entre as discussões propostas ao fórum estão ações como a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia e transporte e a produção de conhecimento.
O resultado do encontro será a apresentação da Carta de Porto Velho – documento que reunirá as principais propostas dos governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima e do Tocantins a serem discutidas durante a reunião.
As bases do documento começaram a ser elaboradas pelos secretários de Planejamento dos estados, durante a Reunião Preparatória do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan).
Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, são esperados para o evento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!