PLEBISCITO - Disitritos aguardam hora de votar em consulta sobre emancipação política da região da Ponta do Abunã - Vídeo
Professor Marquelino Santana relata processo histórico desde ciclo da borracha até os dias atuais. ÇPovo reclama de abandono por parte da administração municipal da capital
Os habitantes do distrito de Extrema de Rondônia demonstram confiança na vitória de amanhã, quando a região da “Ponta do Abunã” poderá dar um passo importante em direção à independência administrativa, para tornar-se mais um município de Rondônia. Nas ruas do distrito, distante 360 Km da sede Porto Velho, o assunto é um só: a emancipação da Ponta do Abunã!
Confiantes, as lideranças da região esbanjam sorrisos e felicidade, ciente que os eleitores de Porto Velho já se solidarizaram diante da situação precária em que vive os moradores da Ponta do Abunã.
A equipe do Rondoniaovivo acompanha da Ponta do Abunã, com seu estúdio itinerante, as últimas movimentações que antecedem a consulta plebiscitária, em contato direto com a receptiva e carismática população dessa localidade, que há anos luta pelo direito de tornar-se município, e assim conseguir as melhorias adequadas para todos aqueles que vivem aqui, pois a região se encontra em abandono pela administração municipal de Porto Velho.
A precariedade das ruas do distrito de Extrema saltam aos olhos de quem passa por aqui, são crateras e mais crateras nas ruas, onde um dia já teve uma capa asfáltica. No distrito de Nova Califórnia, na Avenida Pioneiros o governo teria gasto 600 mil reais para asfaltá-la, mas como definiu um morador do distrito, a obra mais parece “um borra de asfalto”.
O momento marcante da luta pela emancipação ocorreu no dia 05 de agosto de 2009, quando a população do distrito, heroicamente, na luta pelo seu direito de auto-determinação administrativa, enfrentou policiais rodoviários federais em cima da BR 364, fato este que ficou conhecido como: “A Batalha de Extrema”.