MP vai investigar irregularidades da Marquise na coleta de lixo em Porto Velho

MP vai investigar irregularidades da Marquise na coleta de lixo em Porto Velho

MP vai investigar irregularidades da Marquise na coleta de lixo em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Promotor de Justiça Hildon de Lima Chaves (Defesa do Consumidor e Saúde), instaurou Procedimento Investigatório Preliminar para apurar irregularidades no serviço de coleta de lixo em Porto Velho. O procedimento foi motivado por reclamações de moradores de bairros como Caladinho e Castanheiras, na zona Sul da cidade, onde o atendimento chega a apresentar o atraso de mais de dez dias, situação que favorece a incidência de casos de dengue na região. Após receber informações e documentos requisitados, o Promotor de Justiça avaliará a possibilidade de ajuizar Ação Civil Pública, visando o cancelamento do contrato com a empresa prestadora do serviço.
 
A medida integra a Operação Guerra contra a Dengue, articulada pelo MPRO e Ministério Público Federal, que consiste na realização de mutirões de inspeções vetoriais e numa atuação voltada para a responsabilização de gestores que forem omissos quanto às obrigações do Poder Público na prevenção e combate à doença.
 
Em razão de queixas de moradores acerca da falta de coleta de lixo no bairro Caladinho, o Promotor de Justiça Hildon de Lima Chaves encaminhou ofício à Prefeitura de Porto Velho, no dia 15 de janeiro de 2009, solicitando informações sobre a prestação do serviço, bem como providências para solucionar a questão. A medida, de acordo com moradores, chegou a regularizar o serviço por algumas semanas, tendo a situação voltado a se agravar em fevereiro.
 
Em visita ao local, na última quinta-feira (11), o Promotor de Justiça conversou com moradores, de quem ouviu reclamações sobre a negligência com que o serviço vem sendo prestado na região. Eles falaram da incidência de casos da dengue e de outros transtornos trazidos pelo acúmulo de lixo. Na rua Nova Esperança, informaram que a empresa de coleta só envia caminhão ao local após reiteradas cobranças da comunidade, por telefone.
 
Mobilização – A Operação Guerra Contra a Dengue conta com a participação de aproximadamente 1.500 colaboradores, entre homens do Exército, Polícia Militar, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. A mobilização visa impedir um pico da doença em março deste ano e um novo surto em outubro próximo.
 
Na semana passada, os MPs requisitaram apoio policial para as atividades de vistoria que vêm sendo executadas nas residências durante o mutirão. Os Membros dos Ministérios Públicos orientam a população a permitir o acesso de agentes de saúde aos quintais, sob pena de incorrem no crime de resistência. Aqueles que obstruírem o trabalho das equipes serão encaminhados à delegacia.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS