O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN), Joarez Jardim, recebeu em seu gabinete, na manhã da última terça-feira (19), representantes do sindicato dos mototaxistas. Durante a reunião, os sindicalistas solicitaram a disponibilização do curso de direção defensiva à categoria, bem como manifestaram a preocupação com os altos índices de acidentes de trânsito.
De acordo com João Henrique, presidente do sindicato, com a regulamentação da profissão de mototaxista, um dos pré-requisitos para a obtenção de uma das 574 licenças, já autorizadas pela Prefeitura de Porto Velho, será a participação do curso de direção defensiva por parte do profissional. “O curso é importante não só para a obtenção da licença, mas para que possamos oferecer maior segurança aos usuários. Os profissionais contemplados com a licença deverão seguir normas rígidas de segurança. O nosso objetivo é prestar um serviço com qualidade”, disse.
O curso de direção defensiva deverá ser realizado por meio de uma parceria entre DETRAN e Master Motos. “O DETRAN entrará com o apoio logístico e nós com o material físico e técnico. Estamos aguardando o envio da relação dos profissionais para o início da realização do curso. A nossa meta é que todos estejam aptos até o final do mês de fevereiro”, afirmou Sidnei Rodrigues, diretor da Master Motos.
Durante a reunião, os sindicalistas elogiaram as ações de fiscalização por parte do DETRAN. “Somos a favor de uma fiscalização rigorosa, especialmente quanto à utilização de bebidas alcoólicas por parte dos motoristas. Merece elogio a parceria entre o DETRAN e o Ministério Público que fará com que os condutores irregulares participem de palestras de educação de trânsito”, afirmou Lúcio Miranda, membro do sindicato.
Durante o encontro, Joarez Jardim, diretor geral do DETRAN, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a categoria. “Estamos trabalhando para proporcionar melhores condições de vida a todo cidadão de bem. O governador Ivo Cassol tem trabalhado incansavelmente para proporcionar o bem estar à população do Estado. O que nos cabe é auxiliar o governador nesta empreitada”, disse.