Desde o último dia 23 de novembro, a Idaron iniciou o 17º Ciclo de Vacinação contra Febre Aftosa na fronteira com a Bolívia. A campanha é desenvolvida em parceria com a Senasag (órgão que cuida da sanidade animal do país) ao longo dos 1.444 quilômetros de fronteira com Rondônia.
Para acompanhar de perto os serviços realizados pelas duas instituições, o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, foi acompanhado pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jamil Gomes; pelo apresentador e jornalista do Canal do Boi, Antônio Resch; pelo editor da revista internacional Fiv Efood, Arthur Ribeiro; pelo médico veterinário do MAPA, Fernando Pinto; pelo presidente da Associação Nacional de Gado de Corte, Sebastião Guedes; pelo diretor-executivo do Fundo Emergencial contra Febre Aftosa (FEFA), Cláudio Junqueira, e pelo diretor-técnico da Idaron, Leandro dos Santos, a uma viagem até a cidade de Pizo Firme, próximo a Pimenteiras do Oeste. Na cidade boliviana, aconteceu a abertura oficial do Ciclo de Vacinação contra a Aftosa.
Durante o encontro no barco Quero-Quero, foi feita uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Idaron durante os 10 anos de criação da autarquia, enfocando as atividades na fronteira com a Bolívia. Após a apresentação, o presidente da Associação Nacional de Gado de Corte falou que Rondônia é um exemplo para o resto do país quando o assunto é sanidade animal. “Já andei por vários lugares do Brasil e, com toda a certeza, não existe nenhum trabalho semelhante ao da Idaron. Acredito que os outros estados deveriam aprender com Rondônia como se faz a verdadeira defesa sanitária animal”, apontou Sebastião Guedes.
Em seguida, o presidente da Idaron afirmou estar satisfeito com as palavras de Sebastião Guedes. “Estou feliz ao saber que a Idaron pode servir de exemplo para outros estados. Ainda mais, quando as palavras são de um conhecedor de vários lugares, como é o senhor Sebastião Guedes. Espero que um dia, nós possamos compartilhar experiências com todos”, disse Augustinho Pastore.
Após a reunião, para comprovar o compromisso com a iniciativa entre bolivianos e brasileiros, o presidente da Idaron, junto com a comitiva de visitantes, fez a vacinação e a vermifugação de alguns animais.
Trabalhos
Este é o quarto ano que a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) realiza a vacinação do gado boliviano ao longo da fronteira com o estado, que tem 1.444 quilômetros de extensão e abrange sete municípios rondonienses. A imunização dos animais acontece até o dia 23 de dezembro por técnicos da Idaron e da Senasag.