A construção do Porto iniciou-se junto com a da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O Porto faz parte do Complexo turístico, histórico e econômico da Capital e do Estado de Rondônia.
São 85 anos de apoio ao desenvolvimento do Estado e da região. Sua área de influência engloba o norte do Mato Grosso, todo o Estado de Rondônia, Acre, Bolívia, Peru, Amazonas, Para, Venezuela, Europa, America do Norte e Ásia. De sua infra-estrutura de atracação, balsas de até 3000 toneladas levam produtos de exportação e importação a todos os países acima.
O Porto de Porto Velho é altamente estratégico para a região. Apesar dos poucos investimentos em sua infra-estrutura aquaviária e terrestre, nos últimos 20 anos conseguiu superar-se e atender a demanda do crescente desenvolvimento da região. Seu carro chefe de movimentação de cargas ainda são os granéis sólidos, no caso a soja. Mas aos poucos este cenário está mudando. Hoje já faz parte no aumento de suas estatísticas a exportação de granitos, açúcar, madeira certificada, óleo de soja, minério de estanho, minério de manganês, castanha da Bolívia e na movimentação de cargas nacionais frios, carnes, verduras, telhas, farinha de mandioca, óleo de soja, açúcar, pedra brita, tubos de aço e outros.
Nas importações, o Porto está atendendo desde março deste ano de 2009, a chegada dos equipamentos importados das Hidrelétricas do Madeira e das indústrias instaladas com os seus projetos afins. O Porto é alfandegado pela Receita Federal e está investindo em seus sistemas de segurança, para, até o final de 2009, obedecer as normas exigidas pelo sistema ISPS CODE.
As visitas para turistas devem ser agendadas com antecedência e são permitidas aos domingos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3229-3904, em horário comercial ou no local, com prévio cadastramento na Guarda Portuária. Estamos localizados no Terminal dos Milagres, 400, Bairro Balsa, saída para Manaus, na BR 319.