Começa a disputa pelas vagas no TCE. A volta de Camurça
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
TCE
O Tribunal de Contas do Estado deverá abrir duas vagas para Conselheiro em breve. E esses cobiçados cargos já estão sendo disputados, e muito. Na fila, Jaqueline Cassol, irmã do governador, o deputado estadual Wilber Coimbra e até mesmo o vice-governador, João Cahúla. Nos bastidores fala-se que a única com chances reais é Jaqueline Cassol. Aguardemos.
Com certeza
Carlinhos Camurça vai mesmo disputar uma das 24 vagas na Assembléia Legislativa e ele não quer ser apenas mais umm deputado. Ele quer ser “o” deputado. Em reunião ontem a noiteem sua casa, o ex-prefeito conversou abertamente com amigos e aliados e falou sobre seus projetos, seu silêncio nos últimos tempos e a difícil decisão de retornar a vida pública. Mas, resgatando seu slogan de tantas campanhas, “com certeza” ele está de volta ao cenário político da Capital.
Família
Camurça disse que tomou a decisão de retornar a vida pública após conversar muitocom seus irmãos e com sua esposa, Lorena. Eles estavam relutantes pois já conhecem a rotina política e estavam acostumados a tê-lo por perto, mas apoiaram sua decisão.
Amigos
Carlinhos aproveitou o momento para rever velhos amigos e conversar com cada um deles. Presentes estavam Sílvio Gualberto, ex-vereador em Porto Velho, antigos assessores da prefeitura e pessoas próximas. Apesar de ter bastante gente, todos que estavam ali presentes, segundo Camurça, eram amigos que apostam em seu retorno.
Whisky e charutos
“Não quero mais perto de mim pessoas que gostam de whisky e charutos e esquecem de trabalhar. Aos poucos aprendi quem são os verdadeiros amigos”, falou com mágoa o ex-prefeito de Porto Velho. Camurça relembrou de antigos assessores e aliados, que traíram sua amizade e confiança, mas que foi exatamente pelos momentos de ausência do poder que ele pôde identificar cada um deles.
Deselegante
Carlinhos também lembrou que quando deixou a prefeitura facilitou ao máximo o trabalho da nova equipe, além de ter ido pessoalmente com Roberto Sobrinho a Brasília para colocar o novo prefeito a par de convênios e contratos que estavam em andamento entre o município e o Governo Federal. Camurça diz que a contrapartida por parte da administração do PT foi a perseguição a sua empresa Rodão Motos, que, segundo Carlinhos, atua há quase 30 anos em Rondônia sob o mesmo CNPJ e razão social.
Água e óleo
Camurça também esclareceu sua saída do PMDB, “não dava para ficar em um partido que certamente vai se aliar ao PT. Eu e o PT somos como água e óleo, não tem como a gente se misturar. São ideologias diferentes, formas de administrar diferentes. Se eu estivesse na prefeitura, com o caminhão de dinheiro que o PT tem hoje, essa cidade estaria infinitamente melhor”, falou Carlinhos.
Carnaval
Camurça disse, no final da reunião, que até o carnaval para o povão a prefeitura não deixa mais ele fazer, “me proíbiram. Mas não tem problema. Agora uso a estrutura para eventos evangélicos, procissões da igreja Católica, quermesses e arraiais de escolas. Só quem gosta de carnaval que está sem essa opção”.
Capital
Carlinhos tocou em outro ponto importante na reunião, que foi a pouca representatividade da Capital na Assembléia. Atualmente Porto Velho conta mesmo apenas com Alexandre Brito. E Carlinhos quer fortalecer essa presença. Ele acha que tendo mais representantes daqui, até mesmo a fiscalização sobre as ações da administração municipal serão mais efetivas. Além é claro, de poder estar ajudando a cidade com mais recursos na hora de fechar o orçamento.
Outro
Alexandre Brito concorda com Camurça. Dia desses ele me dizia que vem fazendo o que pode para alocar recursos na Assembléia para Porto Velho. Explicou que vem destinando suas emendas para a Capital, mas que seria interessante ter também mais deputados comprometidos com Porto Velho.
Enquanto isso
Brito continua atendendo pela SISAD, uma fundação sem fins lucrativos que tem como um dos financiadores o grupo Ameron de Saúde. A entidade é dirigida por Jair Montes, que está afastado devido a outros compromissos. A SISAD realiza um trabalho social relevante para a cidade de Porto Velho.
Aposta
Tem gente apostando que Expedito Júnior desiste de sua candidatura ao governo. Quem entrar nessa vai perder. O senador está firme em seu propósito e não pensa nem por um momento na possibilidade de abrir mão em prol de “Antonov” Cahúla ou qualquer outro.
Expedição
A partir de segunda-feira, a BBC Brasil vai percorrer os quase 900 quilômetros da rodovia BR 319, que liga Porto Velho a Manaus - já pavimentados ou ainda esburacados - para ver de perto como o polêmico reasfaltamento da estrada deve afetar a vida dos moradores e a natureza da região. De Porto Velho a Manaus, a equipe da BBC vai trazer diariamente vídeos, fotos, sons e reportagens sobre as condições das comunidades e da natureza da região. Para acompanhar a expedição da BBC pelo mapa interativo acesse www.bbcbrasil.com ou pelo Twitter (bbcamazonia) para acompanhar o dia-a-dia na BR-319 e tirar as suas próprias conclusões sobre a polêmica.
Ditadura
O ex-ditador uruguaio Gregório “Goyo” Álvarez foi condenado a 25 anos de prisão por crime contra a Humanidade e pelo homicídio de 37 opositores. O militar aposentado de 83 anos foi o último presidente do regime militar do Uruguai, entre 1981 e 1985. A Justiça uruguaia também condenou o militar aposentado Juan Carlos Larcebeau a 20 anos de prisão pelo homicídio de 29 pessoas. Ambos os casos estão relacionados com a Operação Condor, que reuniu esforços de diferentes ditaduras latino-americanas para neutralizar opositores aos regimes militares na década de 70. No Brasil, ninguém se mexe para punir os criminosos que agiram durante a ditadura.
Saúde
Os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão diminuindo na rede particular de hospitais, que passaram a dar prioridade para os planos de saúde. O levantamento foi feito entre os anos de 1995 e 2007, período em que as internações pelo SUS caíram de 68,8% para 55%, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O motivo, segundo pesquisadores é que o governo paga mal. Em Pernambuco, quatro hospitais particulares especializados em cirurgia ortopédica deixaram de atender pelo SUS neste ano. Com 400 leitos a menos, os hospitais públicos ficaram abarrotados. Para o ministério, a redução de leitos não é um problema, e sim uma tendência mundial. Segundo Alberto Beltrame, secretário nacional de Atenção à Saúde, os hospitais passam a fazer procedimentos de maior complexidade, dispensando a internação dos casos mais simples. Além disso, segundo ele, outro fator que influencia a diminuição das internações é o trabalho de prevenção de doenças. Dos 190 milhões de brasileiros, apenas 40 milhões possuem plano de saúde.
Só para maiores
A Justiça Federal de Goiás está contestando os critérios de seleção da Aeronáutica, que barra candidatos baixinhos e casados. O veto, que vale para homens com menos de 1,60 m, e mulheres com menos de 1,55 m, é praxe. Mas um candidato de Anápolis foi reclamar e o Ministério Público do Estado mandou, em caráter provisório, a Aeronáutica reabrir a seleção para cargo de sargento (as inscrições haviam sido encerradas no dia 7). Na ação, o MP pede que seja proibida definitivamente a restrição física e de estado civil, decisão que só será definitiva depois de julgamento. Para o MP, nenhuma das funções descritas para um sargento seria limitada pela estatura do candidato ou pelo fato de ser casado. A Aeronáutica disse que vai reabrir as inscrições, mas vai recorrer da liminar
Novo horário
E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 11h30min (em virtude do horário de verão) e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!