Recentemente a Idaron auxiliou a criação do (Comusa) de Alto Paraíso (a 210 quilômetros de Porto Velho). A comissão é uma extensão do Fundo Emergencial de Combate à Febre Aftosa (FEFA/RO) e tem as atribuições de realizar a aplicação da política de combate, controle e manutenção do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) e outras enfermidades de notificações obrigatórias em cada município, como também, dar apoio à política estadual de sanidade animal, colaborando principalmente com a Agência Idaron em todos os aspectos ligados à sanidade agropecuária.
De acordo com o presidente do órgão, Augustinho Pastore, o Comusa de Alto Paraíso é mais um aliado para manter o rebanho rondoniense de gado e bubalinos protegidos das mais diversas doenças. “Depois de algum tempo, conseguimos reunir produtores e o poder público da cidade em torno do tema da sanidade animal. É importante que todos somem forças para mantermos a Febre Aftosa e outras doenças longe do rebanho, pois se elas chegarem, o prejuízo será enorme para a economia do nosso estado”.
Já Alencar Pedralli, supervisor regional da Idaron em Ariquemes, que dará apoio ao Conselho, aponta outras tarefas a serem executadas pelos membros do grupo. “Além de ser uma extensão do FEFA e apoiar a Idaron, os participantes do Comusa ainda devem motivar e mobilizar a comunidade do município, além de programar a realização de reuniões, cursos e palestras. Eles também devem exigir a garantia de qualidade, quanto às condições de recebimento, armazenamento, venda e transporte de vacinas. Há também a obrigatoriedade da verificação dos documentos sanitários oficiais, por ocasião do trânsito e da comercialização de animais, produtos e subprodutos de origem animal, entre outras atividades”.