Há tempos venho notando que quase todos os times da primeira divisão que caíram para a segunda divisão, voltaram bem mais estruturados e mais organizados em sua base administrativa, o certo é que Palmeiras, Corinthians e agora Vasco, caíram para a segunda divisão por grandes burradas feitas pela suas respectivas diretorias, que insistiam em acabar com o time.
O Palmeiras caiu em 2002 por causa das falcatruas e besteiras feitas pelo Sr. Mustafá Contursi que na época era presidente do clube, o Corinthians caiu após ter vendido a alma para o diabo com o “negocio da china” que fez com a M.S.I e o Senhor Kia Jorabishian, perdeu a maioria das estrelas denominadas Galaticas (Tevez, Mascherano, Roger, Nilmar e Carlos Alberto) e pasmem o contrato com a M.S.I também previa que o “Timão” perdesse também alguns bons e promissores jogadores do “terrão” (nome dado a base formadora de jogadores do corinthians), no mais o clube alvinegro foi usado apenas para lavar dinheiro do magnata russo e dono do Chelsea Abramovich.
O Vasco da Gama caiu por causa da herança maldita deixada pelo Sr. Eurico “falcatrua” Miranda, que insistia em fazer do Vasco uma propriedade sua, roubando e literalmente acabando com o clube da colina, sempre fazendo cambalachos pra continuar na presidência do time, Eurico chegou a contabilizar votos de conselheiros mortos para se reeleger, e ainda por cima proibiu nada mais nada menos que o maior ídolo do Vasco Roberto Dinamite, de freqüentar as tribunas do estádio, por não concordar com a candidatura do ídolo à presidência do clube.
Pois bem citei os 3 casos mais famosos de rebaixamento de clubes tradicionais e que voltaram ou voltarão à primeira divisão, com mais estrutura e organização, agora nos perguntamos o por que da precisão de um time cair para o nível 2 do futebol brasileiro para se adequar e se reorganizar, para disputar uma divisão mais forte e competitiva? A resposta é simples quando se acontece uma catástrofe dessas a diretoria dos times senta e analisa o porquê de se chegar ao fundo do poço, a torcida e os conselheiros analisam e identificam as pessoas que estão acabando com o time e as tiram da presidência do clube, foi assim o que aconteceu com Mustafá no Palmeiras, Dualib no Corinthians e Eurico no Vasco.
Hoje esses times crescem fazem parcerias saudáveis e acima de tudo descobrem que futebol é coisa séria, e principalmente elegem novas diretorias que sabem que administrar um clube é como administrar uma empresa que visa lucros, ou seja tiram da cadeira de presidente corruptos e inescrupulosos cartolas.
Agora vejamos o caso do quase rebaixado Fluminense, esse clube parecia que tinha aprendido a lição, em 1997 caiu para a segunda divisão, em 1998 caiu para a terceira divisão, pensava eu que o fluminense teria que fechar as portas e partir para outro esporte, mais vi um clube em 1999 entrar de cabeça erguida e encarar de forma séria a última divisão do futebol brasileiro, o time entrou aguerrido e ganhou o título, quando pensávamos que o Fluminense iria disputar a segunda divisão de 2000, veio o clube dos 13 e cria a copa João Havelange e o Flu misteriosamente aparece para disputar a primeira divisão. Encontramos nesse episódio um erro, mais o time parecia mais organizado nesse ano chegou a disputar as primeiras posições, mais hoje vemos no Flu os mesmos erros do passado e o Sr. Roberto Horcades pensando que o time é a sua casa e fazendo besteira, como por exemplo, permitindo que a parceira do time pague salários de alguns jogadores e a diretoria do time pague salários dos outros (que está a 3 meses atrasado), o time ta caindo pra segunda divisão novamente e com sinceridade espero ver o Flusão voltando com tudo ano que vem que nem o Vasco vai voltar e o Corinthians e Palmeiras voltaram.
As diretorias dos clubes brasileiros têm que aprender que um clube de futebol é como uma empresa, se é bem administrado dá lucros (títulos) se é mal administrado da prejuízo (maus resultados), seria bom as diretorias de todos os times tomarem o exemplo das diretorias do São Paulo, Internacional e Cruzeiro, que profissionalizaram as suas diretorias e hoje são os clubes que todos os anos estão na ponta de qualquer campeonato que disputem, contratando bons jogadores, investindo em centro de treinamentos, e acima de tudo investindo em categorias de base para sempre ter peças de reposição no campo.
Não só o futebol mais o esporte em geral é coisa séria, temos que dar mais valor ao esporte seja o Futebol, Vôlei ou Atletismo, temos que ver que o esporte é uma das formas de diminuir a violência, estamos prestes a sediar uma Copa de futebol, queremos sediar uma Olimpíada, mais infelizmente temos a mentalidade de um país que se contenta em organizar coisas pequenas. Vamos esperar acontecer o que geralmente acontece no futebol e ir para o fundo do poço para aprendermos a ser mais profissionais no esporte ou vamos aprender sem a dor que devemos ter mais profissionalismo e mais organização seja no futebol ou em qualquer esporte disputado nas terras tupiniquins.
Filipe Jéferson.