Painel Político –(Ação civil pública contra a prefeitura vai questionar o quinquênio pago a comissionados) – Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ação Civil Pública
Está sendo produzida uma ação civil pública que deverá ser impetrada em breve contra a Prefeitura de Porto Velho. Já vou avisando que não sou eu quem está fazendo isso. A ação é para questionar o pagamento do quinquênio, que por lei só pode ser pago a servidores efetivos, aos servidores comissionados. Essa ação deverá causar uma enorme dor de cabeça ao prefeito e ao secretário de administração, pois eles sabem que esse pagamento a comissionados é ilegal mas fazem de propósito. Vai ter gente que vai ser obrigada a devolver dinheiro. Aí, a casa vai cair na cabeça do prefeito porque quando se mexe no bolso de alguém a coisa muda de figura.
Passo de tartaruga
O Rondoniaovivo.com e a população de Porto Velho espera há exatos 20 dias que o Ministério Público Federal ouça uma testemunha do caso da suposta fraude na licitação que contratou a empresa Uni Engenharia para as obras da Avenida José Vieira Caúla. Nossa reportagem levou pessoalmente ao prédio do Ministério Público Federal a testemunha-chave do caso para ser ouvida pelo procurador Reginaldo Trindade. Isso ainda não aconteceu.
Passo a passo
A reportagem do Rondoniaovivo apresentou a testemunha ao Procurador, que ouviu rapidamente um resumo dos fatos e marcou para dali a uma semana a oitiva oficial dessa pessoa. No dia marcado a testemunha não pôde comparecer pois estava fora da cidade, mas telefonou ao MPF e marcou uma nova audiência alguns dias depois. No dia marcado a secretária do procurador disse que não seria possível atender a testemunha e novamente adiou a oitiva. Já se passaram 20 dias desde então e nada aconteceu.
Medo
A testemunha, no dia em que conversou com o procurador, na presença dos jornalistas Alan Alex e Paulo Andreoli, afirmou que estava com medo de fazer a denúncia, pois o caso envolve uma quantia alta em dinheiro, além de mexer com pessoas poderosas. Mesmo assim, se prontific ou a prestar todos os esclarecimentos sobre o caso. A oitiva poderia ter acontecido naquele mesmo dia, porém, foi adiada. Com esse adiamento, o caso está “esfriando” e os envolvidos estão impunes.
Motivos
Não vou aqui fazer ilações a respeito dos motivos dessa demora, mas posso garantir de antemão que se essa fraude envolvesse alguém da esfera do governador Ivo Cassol o caso estaria bem avançado. O MPF perde tempo tentando cassar o mandato de Cassol com uma denúncia de “infidelidade partidária” e não dá atenção necessária a um caso que envolve uma administração que está recheada de denúncias de corrupção e irregularidades em contratos que desperdiçam milhões dos cofres públicos, como é o caso da prefeitura de Roberto Sobrinho. Isso é lamentável.
Próximos passos
Devido a essa demora, a reportagem do Rondoniaovivo já encaminhou uma cópia das atas e um documento informando os detalhes da fraude ao senador Expedito Júnior, que se comprometeu a movimentar a denúncia em Brasília, “se aí no Estado não fazem nada, vamos ver se aqui na Capital Federal conseguimos obter resultados”, disse o senador. Mesmo assim, aguardamos a movimentação do MPF no Estado.
Ainda Expedito
O Superior Tribunal Federal está de luto com o falecimento do Ministro Menezes Direito. Por isso, as sessões que aconteceriam na terça e na quarta-feira desta semana foram canceladas. E era exatamente nessas sessões que estava agendado o pedido de posse imediata feita por Acir Gurgacz no STF. O bote da cascavel falhou por uma acaso do destino.
Ensino inferior
Enquanto o número de instituições de ensino superior consideradas de excelência ficou praticamente estagnado no país, o total das consideradas ruins cresceu 29,6% entre 2007 e 2008. São mais de 700 mil universitários em escolas ruins. Os dados estão no Índice Geral de Cursos, elaborado anualmente pelo Ministério da Educação. O indicador leva em consideração os cursos de graduação e pós-graduação. Entre as universidades com maior nota, 11 são públicas e 10 privadas – apenas essas 21 alcançaram nota máxima. As que tiraram notas 1 e 2 (a avaliação vai de 1 a 5) serão vistoriadas in loco pelo MEC. Foram avaliadas 2001 instituições.
Homenagem
Um dos empresários mais tradicionais de Rondônia e com marcante participação em atividades sociais e beneficentes, João Gonçalves Filho, o proprietário dos supermercados Irmãos Gonçalves, vai ser agraciado pela Assembléia Legislativa com o título de “Cidadão do Estado de Rondônia”. O Projeto de Decreto Legislativo, concedendo a honraria, é de autoria conjunta do presidente do Poder Neodi Carlos (PSDC) e do deputado Tiziu Jidalias (PP). A data a homenagem será anunciada na próxima semana. O empresário é dono também de um frigorífico com capacidade para abate de duas mil cabeças por dia. Entre as obras beneficentes e incentivos destacam-se ajudas ao Lar do Idoso Manuel Clemente Souza, ao Lar da Criança e do Adolescente, à Apae e ao time de futebol profissional do Jaru.
Tratamento de câncer
Pelo menos quatro hospitais do Brasil estão tratando câncer dos ossos com a crioterapia, em que o osso doente é retirado do paciente, congelado em nitrogênio líquido e depois reimplantado. A prática foi desenvolvida no Japão há dez anos. “É uma técnica muito simples, mais barata e sem risco de rejeição”, afirma Maurício Etchebehere, chefe do Departamento de Ortopedia da Unicamp. O tratamento tradicional para câncer nos ossos é a quimioterapia, seguida da retirada do osso doente, substituído por uma prótese. Um dos primeiros a usar a crioterapia no Brasil, foi o professor Márcio Fernando de Moura, da Universidade Federal do Paraná. Desde 2003, ele operou 35 pacientes – e em nenhum caso houve reaparecimento do câncer.
Falando em saúde
O Hospital de Base e a Policlínica Osvaldo Cruz vão passar por uma grande reforma e ampliação a partir da semana que vem. No local onde está a policlínica será construído um prédio de cinco andares onde vai funcionar o novo Osvaldo Cruz. O Hospital de Base vai ganhar mais leitos e o Pronto Socorro Infantil Cosme e Damião vai funcionar vizinho ao HB. Será construído um novo prédio para atender os pacientes mirins. O projeto é um sonho antigo do diretor do HB, Amado Rahhal que já administra a unidade há quase cinco anos.
Provisório
Mesmo com a reforma, tanto o HB quanto o Osvaldo Cruz vão continuar atendendo o público normalmente, “é claro que teremos os inconvenientes de uma construção, mas vai valer a pena”, disse Amado.
H1N1
Foi registrado em Jaru um caso da gripe causada pelo vírus H1N1. É uma mulher e ela foi encaminhada para o Cemetron, em Porto Velho. No interior do Estado o medo se espalhou. Chegou a tal ponto que a prefeitura de Ji – Paraná resolveu cancelar o desfile de 7 de Setembro para evitar a aglomeração de pessoas.
Mas
Neste fim de semana acontece na mesma Ji-Paraná o campeonato latino de motocross que deve reunir milhares de pessoas não só da cidade, como de todo o Estado. Vai entender.
Falando nisso
O pessoal da Agevisa em Porto Velho deve andar mesmo muito ocupado. A produção do programa Painel Político está tentando agendar uma gravação com os responsáveis pelo setor que trata da gripe causada pelo vírus H1N1 no Estado mas não consegue. A resposta é sempre a mesma, “estamos em reunião”. Interessante que essa mesma equipe compareceu a uma entrevista na TV Rondônia. Será que eles andam irritados com as denúncias do Rondoniaovivo contra a Agevisa?
RBRTV Canal 38
O canal 38, RBRTV está investindo em qualidade de programação e em estrutura física. O estúdio situado na Avenida Marechal Deodoro, entre Pinheiro Machado e Duque de Caxias já está funcionando e alguns programas, como o Painel Político já estão sendo gravados no local. A emissora também está investindo na melhoria do sinal, “nosso sinal está chegando em Candeias do Jamari com qualidade e estamos ajustando nossos transmissores para melhorar ainda mais”, disse Jair Montes que é diretor geral da emissora.
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!