Apreensão de motos acaba provocando combate entre mototaxistas e PMs na SEMTRAN - Confira fotos e vídeo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A ação de fiscais da SEMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito) na capital acabou provocando um atrito entre mototaxistas e Policiais Militares na tarde desta terça-feira (11). O início da confusão teve como estopim a apreensão de três motocicletas de mototaxistas, todas regularizadas (segundo eles).
De acordo com uma mototaxista, que teve sua moto apreendida, identificada apenas como Fernanda, ela estava em frente ao Porto Velho Shopping, localizado na zona Norte da capital, trabalhando quando foi abordada por uma viatura da PM que a questionou sobre o colete que a identifica como mototaxista, e já pediram para ela descer da moto, momento em que foi acionada também a polícia de trânsito para guinchar a sua moto.
Quando a moto estava sendo encaminhada para o pátio da SEMTRAN junto com outras duas motos, também utilizadas para atividade de mototaxi, houve uma comoção da classe, que acabou fazendo com que as cooperativas de mototaxistas mobilizassem seu cooperados a acompanhar a apreensão e protestar com que muitos chamaram de "perseguição" da Prefeitura.
Uma vez que estavam em frente da SEMTRAN, uma comissão de representantes dos mototaxistas foi recebida pelo diretor de fiscalização do SEMTRAN, identificado como Castro. Foi quando o assessor de comunicação dos mototaxistas, Lúcio Miranda, falou que a secretária municipal, Fernanda Moreira, "vira as costas para a situação, luta contra a classe de mototaxistas e faz de tudo para impedir o trabalho da classe na capital".
CONFUSÃO
No momento em que ocorria a conversa entre o representante da SEMTRAN com os mototaxistas, o caminhão guincho da Secretaria chegou no local trazendo as três motos, fato que acabou gerando uma grande discussão e revolta entre os trabalhadores. No meio da turba alguns mototaxistas já abordaram o caminhão, tiraram o motorista do veículo e alguns deles subiram para tirar as motos. Naquele instante havia uma viatura da PM, com três policiais que tentaram, em vão, conter o ímpeto dos mototaxistas que já havia conseguido descer as motos do guincho. Pelo fato de estar em menor número, outras viaturas da PM foram acionadas. Em poucos instantes pelo menos 15 viaturas cercaram a frente da SEMTRAN, dando início ao confronto entre mototaxista e dezenas de policiais militares, que tiveram que usar bala de borrachas para intimidar a turba.
Os policiais não pouparam bala e foi uma saraivada de tiros contra os mototaxistas que tiveram que dispersar e sair do local. Porém não foi possível para os policiais evitar que as motos que haviam sido apreendidas fossem soltas de cima do caminhão guincho.
REGULAMENTADA
A revolta entre os mototaxistas era muito grande contra a Prefeitura de Porto Velho e, principalmente, contra a SEMTRAN, que eles acusam de perseguição mesmo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já ter assinado o projeto lei que regulamenta a profissão- Lei Nº 12.009, de 29 de julho de 2009.
Na semana passada o promotor de Justiça da Defesa do Consumidor e da Saúde, Hildon da Lima Chaves, encaminhou no dia 03/08 recomendação ao Prefeito Roberto Sobrinho e à Câmara Municipal de Vereadores, sobre o serviço de mototaxistas, em razão da sanção, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
CONFIRA FOTOS:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!