Inicia Caravana em Defesa do SUS do Estado de Rondônia

Inicia Caravana em Defesa do SUS do Estado de Rondônia

Inicia Caravana em Defesa do SUS do Estado de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começou, na manhã desta sexta-feira (17), a primeira Caravana em Defesa do SUS da Região Norte. Estavam presentes na solenidade de abertura da Caravana de Rondônia o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), Antônio Alves de Souza, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Paulo Roberto Espíndola Travassos, a representante do movimento das mulheres, Leila Boff, o Secretário de Saúde de Porto Velho, Williames Pimentel, o Secretário Estadual de Saúde, Milton Luiz Moreira, além de conselheiros nacionais, estaduais e de diversos municípios do Estado.

 

Ao recepcionar os participantes, o Presidente do CES, Paulo Roberto, lembrou das particularidades da região Norte e o impacto da perda da CPMF para os municípios do Estado. Ele ressaltou, ainda, o conceito de saúde, “saúde é prevenção. Educar para não adoecer é uma forma muito mais barata de se fazer saúde”.

 

O Secretário Milton Luiz Moreira destacou que este debate motivado pelo CNS e pelo Ministério da Saúde mostra a força da participação popular e a grandeza do Sistema Único de Saúde, “mas mostra, também, seus desafios, como a questão do financiamento, por exemplo”. Ele ressaltou que, embora Rondônia tenha particularidades como a dificuldade de acesso e as grandes distâncias, o Estado tem muito que comemorar na área da saúde.

 

Williames Pimentel, Secretário de Porto Velho, afirmou que a Caravana em Defesa do SUS do Estado de Rondônia marcará a Capital. “Eu acredito no SUS, acredito na conquista da população e acredito nesse grande avanço conquistado com a Constituição Federal. Mas vamos vencer se conseguirmos aliar a sensibilidade para solucionar os problemas trazidos pela população com a tecnicidade necessária”. Para Williames, além do financiamento é necessário que haja gestão, responsabilidade e compromisso.

 

O Secretário do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, lembrou a necessidade de a Caravana sair da Capital e ir para todos os municípios do Estado. Como exemplo de resolutividade do SUS, ele destacou o enfrentamento da Influenza H1N1, “só um sistema como o nosso consegue tratar essa pandemia de maneira unificada”.

 

Francisco Júnior, Presidente do CNS, falou da importância de oportunidades para que a sociedade civil debata o SUS, seus avanços e desafios, “acho, inclusive, que os municípios deveriam fazer conferências anuais para a promoção desse diálogo”. Júnior lembrou que a Caravana é fruto da Agenda Política do CNS, para a qual foi feito um diagnóstico da saúde no Brasil, “temos o costume de dizer que o SUS é perfeito, enquanto a grande mídia mostra apenas as grandes filas e os problemas, mas se tem alguém que tem autoridade para falar dos avanços e dos desafios somos nós e é por isso que estamos aqui”. O Presidente apontou, ainda, algumas soluções para os desafios apresentados como, a regulamentação da EC 29, a contribuição social para a saúde, o plano de carreira para o SUS, o serviço civil em saúde, dentre outros.

 

A Caravana em Defesa do SUS do Estado de Rondônia segue com os painéis sobre os avanços e desafios do SUS, em nível nacional e local, e a apresentação “SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade”. Além da programação oficial, está sendo realizada, ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho, uma Feira de Saúde, organizada pela Secretaria Estadual de saúde com a participação de diversos municípios.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS