O Ministério Público de Rondônia, por meio dos Promotores de Justiça da Comarca de Ariquemes, encaminhou ofício à Comandante da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Angelina dos Santos Correia Ramires, solicitando um reforço do policiamento no Distrito de Bom Futuro, que enfrenta uma crise de insegurança causada por adolescentes e adultos infratores que se voltaram contra a população e as instituições ali instaladas.
No ofício, os Promotores de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima, Átilla Augusto da Silva Sales, Jefferson Marques Costa, Maria Rafaela de Castro e Nelson Liu Pitanga relatam que a Escola Municipal Padre Ângelo Sparadi, instalada no Distrito, está com seu funcionamento suspenso desde que um grupo criminoso prometeu matar diversos professores, alunos e a diretora da unidade de ensino. A Unidade de Saúde existente no local, conforme informações recebida pela Promotoria, suspendeu o atendimento até que sejam dadas garantias de segurança por parte do Estado.
Os problemas gerados pela falta de segurança em Bom Futuro foram relatados por uma comissão de moradores e servidores públicos locais, que assinaram um termo de comparecimento à Promotoria. Afirmaram que desde 2006 a comunidade envia encaminhamentos ao governo estadual para que sejam tomadas providências a fim de garantir a segurança pública para os moradores ali residentes.
Para os Promotores de Justiça, é de fundamental importância que a Polícia Militar se faça presente de maneira regular e efetiva no Distrito, o que somente ocorrerá mediante a efetiva instalação do Posto Policial, tão reivindicado pela comunidade de Bom Futuro.