Uma comissão de negociação - formada pelos vereadores José Hermínio Coelho, Ellis Regina, Claudio da Padaria, Marcelo Reis e Mariana Carvalho – estava, ainda pela manhã desta quarta-feira, tentando uma audiência de urgência com o prefeito Roberto Sobrinho, visando buscar uma solução que possa impedir o despejo de pelo menos 80 famílias que se instalaram na área do Setor Industrial, que fica atrás do Hospital de Base.
Logo nas primeiras horas da manhã de terça-feira (23), dois oficiais de Justiça (acompanhado por policiais militares e o advogado dos possíveis donos das terras) atendendo determinação judicial esteve ao local coma ordem de despejo. Os moradores entraram em pânico e tentaram impedir a ação da Justiça.
Temendo possíveis tumultos e injustiças o presidente da Câmara José Hermínio (PT) se deslocou à área para defender os moradores e tentando evitar que o despejo. Hermínio solicitou a presença de outros vereadores que compareceram ao local e formaram uma comissão para discutir o assunto com o prefeito, visando evitar a retirada das famílias que fixaram-se na área há mais de 16 anos.
“Vamos buscar uma solução para o problema. Essa área foi entregue pela prefeitura há mais de 20 anos para que fossem instaladas indústrias. No entanto, isso não aconteceu. Muitas famílias se instalaram nessas terras e agora temos que brigar para que não sejam prejudicadas”, salientou o presidente.
A vereadora Ellis Regina (PC do B) defende a permanência das famílias no local, afirmando, inclusive, que a área se encontrava sem benefício e por isso muitas famílias se instalaram no local. A vereadora chegou a formar um cordão de isolamento na tentativa de evitar que as cosas fossem derrubadas sem antes haver uma conversa com o prefeito.
O vereador Marcelo Reis (PV) também se manifestou a favor dos moradores e, inclusive, manteve contato com o advogado dos que entraram com pedido de reintegração de posse, conseguido um tempo para que nova proposta seja apresentada entre os moradores e os donos da área.
Em seguida, a comissão de vereadores se deslocou até o gabinete do prefeito na tentativa de garantir que os moradores permaneçam no local.