Na manhã desta segunda-feira (01) entidades responsáveis pelos catadores de materiais recicláveis, “Unidos Pela Vida”, composta por catadores urbanos, e a do pequeno vilarejo conhecido como “Vila Princesa”, desenvolvida pelos moradores da vila que fica localizada no lixão municipal, reuniram-se na praça Getúlio Vargas, no centro da capital, com som ao vivo, para alertar e informar a sociedade portovelhense sobre a importância da separação dos materiais que são jogados no lixo, como: plástico, papel e metal.
De acordo com a apoiadora do projeto, Elza Maria Santos, as duas associações surgiram em 2005 com o objetivo de colocar em prática a educação ambiental na capital através da reciclagem desses materiais. Durante toda esta semana haverá atividades relacionadas à reciclagem com as duas associações em Porto Velho, essas ações estão ligadas ao Dia do Catador de Materiais Recicláveis, que é comemorado no próximo dia 07.
Nessa terça-feira (02) membros das duas associações devem se encontrar com autoridades municipais para discutirem a coleta seletiva na capital e outras necessidades ambientais para Porto Velho.
Ana Corrêa, uma das principais catadoras da Associação “Unidos Pela Vida”, disse a reportagem do Rondoniaovivo.com que a cidade precisa de investimento ambiental, pois o progresso caminha junto com o meio ambiente.