A assessoria de comunicação da Associação de Mototaxis de Porto Velho divulgou no início dessa manhã que a partir do meio-dia dessa sexta-feira (24) ocorrerá uma concentração de cerca de 500 mototaxistas em frente ao Aeroporto Internacional Gov. Jorge Teixeira, de onde, então, partirá um comboio que cruzará as principais avenidas da cidade como forma de chamar a atenção das autoridades para que seja regularizada a atividade na capital.
A nota divulgada pela assessoria avisa que representantes de mototaxis de vários municípios do interior estarão participando da manifestação.
A atividade de mototaxista foi considerada ilegal pela Justiça que negou liminar que pedia regularização na capital, desde então a atividade vem sendo exercida de forma clandestina em vários pontos da cidade. A Prefeitura alega que essa é uma questão Federal e que somente a União pode decidir sobre a regularização ou não do serviço.
A SEMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito), junto com a Companhia de Trânsito e a Polícia Militar, realizou algumas operações de coibição da atividade na capital, apreendendo as motos e autuando mototaxistas.
As operações acabaram resultando em confrontos tensos, com uso de bombas de efeitos moral, balas de borracha e spray de gás pimenta, o que acabou causando alguns feridos – em um dos momentos mais tensos, na semana passada, moradores que apoiavam os mototaxistas acabaram confrontando a tropa de choque da PM no bairro Esperança da Comunidade.
Para evitar qualquer tipo de transtorno durante o percurso da manifestação dessa sexta-feira a polícia militar deve acompanhar todo o trajeto.