A Prefeita do Município de Costa Marques, Jaqueline Ferreira Góis cumpriu extensa agenda na cidade de Porto Velho, durante esta semana, participando de diversas audiências com autoridades das esferas estadual e federal e personalidades dos movimentos socioculturais, com o propósito de consolidar, efetivamente, as diretrizes de seu Plano de Governo, apresentado e defendido durante a última campanha eleitoral para prefeito. O objetivo de suas audiências, reuniões e visitas é o estabelecimento de parceiras com o intuito de criar condições para implementar seus projetos de políticas públicas para os próximos quatro anos de sua administração.
Jaqueline Góis, o Vice Prefeito Sebastião Rodrigues, popularmente conhecido como Seu Tião e Raimundo Nonato, Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários, ficaram bastante entusiasmados com que viram e ouviram durante a vista que fizeram ao Superintendente Regional em Rondônia do IPHAN, Beto Bertagna. O superintendente, durante sua fala, abriu um leque de possibilidades de inserção de ações da Prefeitura de Costa Marques na proposta do IPHAN para preservação do Forte Príncipe.
A reunião do IPHAN foi articulada e acompanhada por Ariel Argobe e Almira Lopes, membros do coletivo de discussão Cidade Cultura e Inclusão - GCCI. Beto Bertagna apresentou à Prefeita e sua equipe, o projeto de Revitalização do Forte Príncipe da Beira/Reestruturação e Adaptação. Na ocasião foram discutidas as várias possibilidades da Prefeitura de Costa Marques contribuir com este projeto elaborado pelo IPHAN, através da produção de material com informações didáticas para comunidade local e o turista visitante; confecção do guia turístico do município; implantação e manutenção de transporte regular até a fortaleza, para condução de turistas e visitantes; formação e treinamento de guias turísticos; realização de palestras de educação patrimonial e ações envolvendo, concretamente, a comunidade local nas atitudes e propostas de preservação e revitalização daquele patrimônio histórico tombado pelo IPHAN. Para contribuir com a elaboração dos projetos a serem realizados pelo Município de Costa Marques, Jaqueline Góis pretende estabelecer parceria o coletivo GCCI.
A Prefeita encomendou ao GCCI a minuta do Projeto de Lei que criará a Fundação Cultural e Turística de Costa Marques, a partir dos princípios e das experiências exitosas que marcaram os primeiros dois anos de existência da Fundação Iaripuna, a instituição cultural de Porto Velho, cuja proposta de criação e implantação, assim como a definição do seu perfil política, foi uma atitude do coletivo de artistas e intelectuais que compõem o grupo GCCI.
O coletivo Cidade Cultura e Inclusão reúne artistas, produtores culturais, mestres da cultura popular e intelectuais que compartilham a preocupação com o gerenciamento e os rumos da cultura na região, e tem como eixo de sua conduta a compreensão e o reconhecimento da importância dos bens culturais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas a partir do estímulo ao exercício da cidadania, acenando – sem imposições – para a transformação social.