Jovem partidários de Rondônia homenageia antropóloga Ruth Cardoso e divulga sua obra
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O lançamento do curso oportuniza a divulgação da obra de Ruth Cardoso, que publicou vários livros e trabalhos sobre imigração (especialmente a japonesa, movimentos socias, juventude, meios de comunicação, violência, cidadania, e trabalho). Entre eles, O papel das associações juvenis na aculturação dos japoneses (1959), Estrutura familiar e mobilidade social (1972), A aventura antropológica: teoria e pesquisa (1986), A trajetória dos movimentos sociais (1994) e Bibliografia sobre a juventude (com Helena Sampaio) (1995).
A vice-diretora da FIMCA, Maria Silvia Carvalho ressaltou a sua satisfação em ter convivido com Ruth Cardoso durante campanhas do PSDB em Brasília e
Maria Silvia declarou ainda sua admiração pela homenageada. “Ruth Cardoso possuía uma extraordinária capacidade intelectual, aliada a uma visão humanista que sempre teve ao transformar conhecimento acadêmico e bem – estar para a coletividade. Numa época em que poucos perceberam a emergência dos movimentos sociais, ela montou uma primeira equipe para pesquisá-los, quando as organizações não – governamentais ainda eram praticamente desconhecidas”, lembrou.
O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho lembra que “Ruth Cardoso ocupou importantes cargos em instituições brasileiras e organismos internacionais, e ajudou a fundar na década de 70, o Jornal Nós Mulheres. Como primeira – dama, de
Aparício ressaltou ainda que durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso, Ruth lutou para melhorar a legislação que rege as Organizações Não – Governamentais -. Depois, montou a Comunitas, organização que apóia o voluntariado prestando consultoria a empresas sobre responsabilidade social.
“Entre os programas desenvolvidos pelo Comunidade Solidária, estão o Alfabetização Solidária, Universidade Solidária, o Comunidade Ativa e Capacitação Solidária. Os programas deram origem aos benefícios Bolsa Escola e Bolsa Alimentação, embriões do Bolsa Família do governo Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou Aparício.
Antropóloga Ruth Correa Leite Cardoso nasceu em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara (SP). Ela era casada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que exerceu o cargo por dois mandatos consecutivos - de 1º de janeiro de
Doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou em instituições como a USP, Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade Berkeley (Califórnia) e Universidade Columbia (Nova York). Ruth publicou trabalhos na área de Cultura e Política, tendo como foco movimentos sociais, participação política, imigração, juventude, comunicação de massa, violência e cidadania.
Ruth Cardoso era membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap – São Paulo).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!