Na manhã desta quinta-feira (12) o Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou o canteiro de obras da usina de Jirau, 130 km da capital rondoniense. Lula acompanhado do ministro do Ministério de Minas e Energia, Edson Lobão, do governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol, do Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e demais autoridades, logo de cara ressaltou o prejuízo que pode ocorrer de embates políticos que estão acontecendo dentro do Estado por causa da obra. Lula fez questão de dizer que a paralisação da obra de Jirau pode trazer serias complicações.
Entretanto, o presidente ali mesmo sugeriu que se criasse um comitê de acompanhamento das obras, formado pelo Ministério Publico, Ibama, Governo do Estado e Prefeitura, tudo sendo coordenado pelo ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. “Isto vai servir para evitar a paralisação de uma obra desta magnitude”, disse o presidente.
CRISE
Outro fator importante que Lula comentou na visita foi sobre a crise econômica mundial, explicando para os empresários e trabalhadores que a crise está afetando o Brasil de forma lenta e que ela irá voltar para o local onde surgiu, Estados Unidos e Europa. Para o presidente esse alívio econômico que o país passa diante da crise ocorre por conta de incentivos que permitem a geração de emprego, pois o trabalho gera renda. E para que tudo isto aconteça os empresários devem investir em emprego nos três períodos do dia para que a “máquina” gire diariamente.
O presidente do Lula irá visitar e entregar escrituras para os moradores do bairro JK, zona Leste de Porto Velho a partir da 17h desta quinta-feira (12).
CONFIRA FOTOS: