O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seas), vai criar a gerência de políticas públicas para mulheres. Esse benefício integra a programação lançada pela Seas para celebrar o mês da Mulher.
Segundo a titular da pasta, Tânia Pires, várias ações desenvolvidas pela administração estadual já beneficiam o público feminino, mas com a criação do novo setor o atendimento será mais ágil. Ela adiantou que a proposta é atender mulheres em condições de vulnerabilidade social. “Vamos priorizar áreas como saúde, educação, geração de emprego e renda, além de bem-estar, com ênfase na cidadania”, esclareceu.
A primeira-dama, Ivone Cassol, coordenadora de importantes ações de cunho social do Governo do Estado, está participando do cronograma de eventos elaborado para homenagear as mulheres.
Na última sexta-feira, 6, ela entregou feijão e brindes para as participantes de uma comemoração na Associação da Mulher Fé em Ação, na Zona Leste. Durante o evento, a delegada titular da Delegacia da Mulher e Família de Porto Velho, Valkyria Boaventura, proferiu uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, que deve ser aplicada, principalmente, na punição de maridos violentos. Segundo a delegada, a Zona Leste é uma das áreas da cidade onde se concentra o maior número de casos de violência doméstica contra as mulheres na capital. “A minha explanação foi mais esclarecedora para incentivar as vítimas a procurar as autoridades”, informou Valkyrira.
Ao falar como público, Ivone Cassol incentivou as mulheres a se unirem para vencer os preconceitos. “Se vocês souberem que sua vizinha está sofrendo algum tipo de violência, denunciem!”, orientou a primeira-dama, que na condição de presidente da União dos Voluntários do Estado de Rondônia – Uveron, participa ao longo do ano de várias ações voltadas para mulheres como, por exemplo, campanhas de prevenção ao câncer de mama de colo do útero.