Corregedoria Geral de Justiça entra na reta final das correições de 2008

Corregedoria Geral de Justiça entra na reta final das correições de 2008

Corregedoria Geral de Justiça entra na reta final das correições de 2008

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na reta final das correições de 2008, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Rondônia, esteve em Guajará-Mirim, no início de novembro.
Conhecida como a "Pérola do Mamoré", Guajará-Mirim é uma das comarcas mais antigas do estado. Sua instalação foi em 1912, quando a região ainda pertencia ao estado do Mato Grosso. Posteriormente, em 1943, o município foi desmembrado e integrado ao Território Federal do Guaporé, atualmente o estado de Rondônia.
Durante a realização das atividades de correições, na 1ª Vara Criminal, que está sob o comando do juiz Edvino Preczevski, foram constatados esforço e empenho para manter os trabalhos em dia, apesar do número reduzido de servidores.
A juíza titular da 1ª vara Cível, Silvana Maria de Freitas, sugeriu a instalação dos Juizados Cível e Criminal, já que possuem toda a estrutura necessária. Na ocasião o advogado Gleucival Zeed Estevão, em visita ao Corregedor Geral, desembargador Sansão Saldanha, reforçou o pedido da magistrada, salientando que isso agilizaria o andamento processual das varas.
Na 2ª Vara Criminal, o juiz titular, Marcelo Tramontini, reforça o comprometimento com a Justiça. Implantou, no âmbito da execução penal, o Conselho da Comunidade e vem desenvolvendo um projeto, por meio da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Universidade Federal de Rondônia, que disponibiliza aos apenados dos regimes fechado e semi-aberto, ensino fundamental e médio, implicando remição de pena. Atualmente, 109 presos são beneficiados por esse projeto. Esta e outras parcerias renderam outros benefícios como cursos, trabalho remunerado para detentos e instalação de bibliotecas nas unidades prisionais. O magistrado ainda se dedica a organizar as brigadas contra incêndio urbano.
Durante as atividades, os oficiais de justiça se reuniram com o corregedor, juízes auxiliares e o juiz titular da 2ª Vara Criminal, e fizeram algumas observações e sugestões com o objetivo de melhorias no andamento dos trabalhos.
O juiz da 2ª Vara Cível, José Augusto Alves Martins, vem obtendo êxito na realização dos trabalhos na Vara Infância e Juventude. Foi instalada uma unidade de internação de adolescente em conflito com a lei em Guajará-Mirim e está sendo estudada a possibilidade de criação de um abrigo em cada município da comarca.
Com os próximos trabalhos nas varas de Ji-Paraná, o Corregedor-Geral e sua equipe completam as correições nas comarcas do interior do estado.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS