Regularização fundiária, legislação e licença ambiental foram discutidas no projeto Sedam Itinerante realizado nesta última quinta feira (23) em Pimenta Bueno. O projeto que tem a finalidade de levar informações de como agir e proceder nas atividades ambientais teve a participação de aproximadamente 150 pessoas.
A ação da itinerante, segundo secretário do meio ambiente, Cletho Brito, é para que agricultores, pequenos produtores rurais e pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de ter conhecimento de toda questão ambiental do Estado. “Nosso principal alvo são as pessoas que necessitam dos trabalhos da Secretaria e não possuem meio de ser descolar até Porto Velho para saber como funciona os tramites”.
A “Sedam Itinerante” abordou ainda as formas de fiscalização, educação ambiental e outras atuações técnicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
A reunião contou também com a presença do prefeito de Pimenta Bueno, Augusto Plaça que disse ver com bons olhos a iniciativa de levar a equipe técnica de Porto Velho para perto dos problemas do município. O prefeito destacou a necessidade do setor produtivo em obter informações referentes ao licenciamento da propriedade rural, que para ele, é um setor carente e precisa de uma atenção especial do governo estadual.
Doação para Centro Especial
Na oportunidade, Brito assinou um Termo de Doação de madeiras apreendidas (mais de 582 m³) no valor de R$79.537,00 para o Centro de Atendimento às Pessoas Especiais (Cenape), que desenvolve um trabalho de apoio a 135 pessoas especiais.
A responsável pelo Cenape, Maria de Fátima Ribeiro, disse que Instituição depende das doações de voluntários e de convênios com o governo do Estado para poder desenvolver o trabalho do centro. De acordo com ela, o Cenape existe há 22 anos, e doações como essa é de fundamental importância para a entidade. Essa madeira, será revertida em benefício para a instituição na forma da lei, completou Maria Ribeiro.