Agentes penitenciários de Rondônia querem a criação da Polícia Penal

Agentes penitenciários de Rondônia querem a criação da Polícia Penal

Agentes penitenciários de Rondônia querem a criação da Polícia Penal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A tramitação na Câmara Federal  da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 308/04, que cria a polícias penitenciárias federal e estadual, é acompanhada com muito interesse pelos agentes penitenciários do País. Na manhã desta sexta-feira (17), a diretoria do Singeperon (Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia) se reúne em sua sede, na Capital, com o líder da bancada federal de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT). O objetivo é tratar sobre conjunturas em favor da aprovação da PEC que deve ir à Plenário.
 
A Proposta -- que é de autoria do deputado federal Neuton Lima (do PTB de São Paulo) -- é aperfeiçoar o sistema de Segurança Pública. O autor acredita que é preciso liberar definitivamente os integrantes das polícias civis e militares das atividades carcerárias. "Os policiais ficam imobilizados na guarda de presos, enquanto deveriam estar trabalhando com a segurança da população, em atividades de policiamento ostensivo ou na apuração das infrações penais cometidas", avalia Neuton Lima.
 
Para o presidente do Singeperon, Rômulo Lubiana, a aprovação da PEC 308/04  viria auxiliar os governos na administração dos estabelecimentos prisionais, como também tiraria a sobrecarga  no trabalho das policias Militar e Civil. “A polícia penitenciária ficaria responsável por supervisionar e coordenar as atividades ligadas, direta ou indiretamente, segurança interna e externa dos estabelecimentos penais. A criação da polícia penitenciária desafogaria o trabalho das policias Militar e Civil, vez que grande efetivo é empregado na guarda e investigação para captura de foragidos”, frisou o presidente.
 
Apresentada à Câmara Federal  no início de agosto deste ano, a PEC teve sua constitucionalidade examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora só falta a votação em Plenário.
 
ATRIBUIÇÕES:
 
Pela proposta, as atribuições das polícias penitenciárias serão:
- supervisionar e coordenar as atividades ligadas, direta ou indiretamente, à segurança interna e externa dos estabelecimentos penais;
 
- promover, elaborar e executar atividades policiais de caráter preventivo, investigativo e ostensivo, que visem garantir a segurança e a integridade física dos apenados, custodiados e os submetidos às medidas de segurança, e também dos funcionários e terceiros envolvidos, direta ou indiretamente, com o sistema penitenciário;
- diligenciar e executar, junto com os demais órgãos da Segurança Pública estadual e federal, atividades policiais que visem a efetiva recaptura de presos foragidos das unidades penais;
 
- promover, elaborar e executar atividades policiais de caráter preventivo, investigativo e ostensivo que visem coibir o narcotráfico direcionado às unidades prisionais;
 

- fazer a defesa das instalações físicas das unidades prisionais, inclusive no que se refere à guarda dos muros.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS