Nos próximo dias a prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna dá inicio ao "debate" sobre a verdadeira história de Porto Velho.
#####
História, que de uns tempos para cá, alguns que se intitulam historiadores querem por querem mudar.
#####
Daqui a alguns dias, vamos assistir os "historiadores, frente a frente com um público que deve ser dirigido a ouvir o que eles há mais de três meses discutem numa sala da Fundação Iaripuna.
#####
Toda quarta feira lá estão eles concentrados na leitura de livros que falam sobre a nossa história e até assistem vídeos documentários sobre o assunto.
#####
Acontece que a discussão vai girar em torno da verdadeira data do surgimento de Porto Velho e também da origem do seu nome.
#####
Alguns dizem que Porto Velho não surgiu em 1907 e sim em 1908.
#####
Outros afirmam categoricamente que a cidade foi fundada no dia 4 de julho de 1907 e ainda fazem apologia ao famoso "prego" de Prata que foi "batido" num dormente da Estrada de Ferro Madeira Mamoré naquela data.
#####
Na realidade, acho que a maioria dos que estão se reunindo na Fundação Iaripuna toda quarta feira com direito a chá e torrada.
*****
Também concordam com a data de 4 de julho e com o simbólico prego de prata.
#####
A discussão maior, será quanto a origem do nome Porto Velho.
#####
De onde surgiu.
#####
Existiu o tal "Velho Pimentel"?
#####
E o Porto dos Militares?
#####
Tudo isso será esclarecido ou discutido durante o Seminário que vai acontecer no mês de outubro sob os auspícios da Prefeitura de Porto Velho através da Iaripuna.
#####
Agora, quem já começou a faturar com essa polêmica toda foi a professora Yedda Bozarcov.
#####
Possuidora do maior acervo sobre a história da cidade de PortoVelho,
#####
Desde quando ventilaram que aconteceria o seminário, ela tratou de finaliza o livro. Porto Velho – 100 Anos de História"
#####
Que já está a venda em tudo quanto é super mercado e casas do ramo.
#####
Tá certíssima a nossa querida professora Yedda Bozarcov;
#####
Até porque, em seu livro, ela não questiona data nenhuma e nem tão pouco a existência ou não do "Velho Pimentel".
#####
Muito pelo contrário, nos conta a história da cidade de Baselmão o primeiro povoado que realmente existiu oficialmente, nas terras que hoje formam o estado de Rondônia.
#####
Agora, depois da "peia" que o Matias Mendes aplicou no "concertador" da história de Rondônia – Leia-se enganos da nossa história - Antônio Cândido. Não sei se ele (Antônio), vai ter coragem de levantar, durante o Seminário, a tese de que Porto Velho só surgiu em janeiro de 1908.
#####
O escrivão da Comissão Morsing que tem sobrenome de Matoso. Mata a questão do nome, escrevendo em seu relatório, apenas, que o engenheiro sugeriu que o inicio da Ferrovia fosse trocado de Santo Antônio para o Ponto Velho dos Lenhadores.
#####
Ele não fala em Velho Pimentel, mas, também não fala de Porto Velho dos Militares.
#####
Fala simplesmente do Ponto Velho dos Lenhadores.
#####
Se o negócio é provar com documento a origem do nome da nossa cidade.
#####
O Matoso nos fornece um livro sobre o assunto.
#####
O certo é que na próxima semana o "bicho" vai pegar.
#####
Inclusive a prefeitura já está distribuindo os convites para o evento que faz das comemorações dos 93 anos de emancipação de Porto Velho cujo dia maior é o 2 de outubro.
#####
A Prefeitura do Município de Porto Velho por meio da Fundação Cultural Iaripuna e o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia convidam Vossa Excelência para participar do Seminário: Porto Velho – Um Século de História a realizar-se nos dias 02, 03, 04 e 05 de outubro de 2007.
#####
Trata-se de um evento cultural em que insignes personalidades de nossa capital darão seus abalizados depoimentos acerca de relevantes pontos que marcaram a história desta terra, fatos e curiosidades serão abordados com precisão e profundidade na literatura especifica, e cujo conhecimento reveste-se do mais alto interesse para todos os que desejem melhor conhecer nossas raízes.