Mude um Destino: segunda fase da campanha foi lançada em Ariquemes

Mude um Destino: segunda fase da campanha foi lançada em Ariquemes

Mude um Destino: segunda fase da campanha foi lançada em Ariquemes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O lançamento da segunda fase da campanha "Mude um Destino", promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB em favor da Adoção Consciente, foi lançada, quarta-feira (17), no auditório das Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAR, pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca, que tem como juiz titular Rinaldo Forti Silva. Cerca de 200 participantes entre magistrados, promotores de justiça, serventuários da justiça, autoridades militares, civis, religiosas, estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, profissionais da área de saúde e demais representantes da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente do Município, estiveram presentes.

Ariquemes será a primeira comarca do Estado de Rondônia a aderir ao lançamento oficial da segunda fase da campanha, lançada, nacionalmente, pela AMB, no dia 14 de maio, em Brasília/DF. O foco passa a ser a importância de que a adoção seja feita de maneira legal, ou seja, por meio do Poder Judiciário. Na primeira etapa, em 2007, o objetivo foi chamar a atenção da sociedade para as condições de vida das cerca de 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos no País.

De acordo com o juiz Rinaldo Forti, já na primeira etapa a campanha da AMB despertou grande interesse da população de Ariquemes, aumentando o número de famílias pretendentes à adoção, porém, na maioria das vezes, a procura de crianças fora do perfil daquelas que estão nos abrigos, as que têm mais de três anos de idade, mas que também podem ser amadas e educadas.  Também muitos estudantes dos cursos de Psicologia e Direito procuram o Departamento de Serviço Social da Comarca em busca de materiais para a elaboração de artigos e monografias sobre o assunto.

Durante a solenidade foi exibido o documentário "Se essa casa fosse minha", produzido sob a coordenação geral do jornalista Gilnei Rampazzo. Houve a distribuição de cartazes, da cartilha que ensina o passo a passo da adoção, e para os profissionais da área de saúde - os primeiros a terem contato com as gestantes - da cartilha "Além do seu apoio elas precisam da sua orientação", que visa conscientizar sobre a necessidade de evitar que mães entreguem seus bebês para uma nova família sem que esse ato seja formalizado juridicamente, a tradicional "adoção à brasileira".

Outro destaque do evento foi a apresentação oficial do Grupo de Apoio à Adoção, uma iniciativa do Juizado da Infância e da Juventude e do Departamento de Serviço Social da Comarca de Ariquemes (RO). O Grupo é uma entidade sem fins lucrativos, constituído por estatuto, diretoria e organograma de atividades. O trabalho foi conduzido pela Coordenação do Curso de Psicologia das Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAR, com a participação voluntária de estudantes dos cursos de Psicologia e Direito. O objetivo é fomentar a discussão relativa à Adoção, apoiando as famílias pretendentes e àquelas que já adotaram, no esclarecimento de dúvidas, e em uma troca de experiências com a realização periódica de reuniões.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS