TV Band Ji-Paraná promove debate no Dia Nacional da Imprensa

TV Band Ji-Paraná promove debate no Dia Nacional da Imprensa

TV Band Ji-Paraná promove debate no Dia Nacional da Imprensa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Programa Cidade Aberta da TV Meridional (BAND) realizou na tarde desta quarta-feira (10) um debate ao vivo sobre “Ética, Política, Imprensa e Liberdade de Expressão”, na data em que se comemora o Dia Nacional da Imprensa.

Para o programa, apresentado por Cláudio Morais, foram convidados três professores do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA), sendo eles: Teófilo Lourenço de Lima, Heraldo Felipe de Faria e Renata Garcia (coordenadora do curso de Comunicação Social), que discutiram temas sobre a política nacional, o jornalismo, direitos e deveres do cidadão, o sensacionalismo empregado por meios de imprensa, dentre outros temas.
Segundo os participantes, a ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
História

A data de 10 de setembro foi quando começou a circular no país o Jornal A Gazeta do Rio de Janeiro em 1808, sob proteção do governo de D. João VI. Porém tal publicação foi alterada com a Lei 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Braziliense, jornal editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres, também em 1808. Esse periódico foi lançado três meses antes d’A Gazeta com intuito de informar a população brasileira sobre os eventos da Europa, sem a censura da coroa portuguesa.
A mudança no calendário oficial de duas datas, em função de duas publicações lançadas no mesmo ano, mas com linhas editoriais totalmente diferenciadas, mostra a síntese da Imprensa brasileira: ora defensora dos interesses da população e das liberdades políticas e individuais, ora porta-voz do poder sem relação com essa mesma população.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS