O Sistema Nacional de Emprego (Sine), é um programa do Governo Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego, executado pelo Governo do Estado, e que faz a ponte entre trabalhador e empregador, com os serviços de intermediação de mão-de-obra, com o balcão de emprego, qualificação profissional e seguro desemprego. O Sine funciona em Rondônia desde 1985 e os serviços estão disponíveis em 10 postos de atendimento localizados nos seguintes municípios: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Alta Floresta e Vilhena.
Entrar para o mercado de trabalho é o anseio de muitos que estão na fila do desemprego. De acordo com a gerente de Trabalho e Renda, Silmara Velani, em Rondônia, nos últimos 5 anos o número de inscritos e de vagas oferecidas por empresas, até mesmo de outros estados, têm aumentado.
No ano de 2007, período de janeiro a junho, 11.910 pessoas se inscreveram no Sine para concorrer a uma vaga. Foram oferecidas 4.451 vagas. O número de encaminhados ás empresas chegou a 3.497 e 3.255 foram inseridos no mercado de trabalho.
Dados realizados mensalmente pelo Sine apontam que este ano houve um aumento considerável com relação ao mesmo período de 2007. O número de inscritos obteve aumento de 15%, vagas ofertadas 24%, pessoas encaminhadas 40% e de colocados no mercado através do Sine foi 10%, ou seja, de janeiro a junho de 2008, 13.782 pessoas se inscreveram, o número de vagas ofertadas foi de 5.522, foram encaminhados 11.924 e 3.576 garantiram o emprego. “Desde o primeiro mandato do governador Ivo Cassol que a meta do Sine tem sido ultrapassada e está sempre em ascendência, mas o trabalhador deve se conscientizar que é preciso se qualificar, porque as empresas exigem um perfil e isso deve ser cumprido quando é feita a seleção. Nesse caso, para quem é qualificado, emprego não falta”, afirma a gerente de Trabalho e Renda, Silmara Velani.
Segundo Silmara, o município que mais emprega pessoas é Porto Velho, seguido de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Pimenta Bueno, Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto, Jaru e Alta Floresta. O setor da construção civil é o que mais emprega, com vagas para pedreiro, pintor, eletricista, encanador e outros do ramo. De acordo com Silmara, o comércio também tem absorvido muitos trabalhadores, principalmente com a construção dos dois Shopping´s Centers.
Usinas Hidrelétricas - A oferta de empregos deve aumentar ainda mais com construção das Usinas Hidrelétricas no rio Madeira. O Governo do Estado firmou parceria com a empresa construtora Odebrecht, através do programa Acreditar, que é realizada pelo Sine, onde os candidatos são inscritos, qualificados e selecionados para a nova frente de trabalho.
“A vantagem é que os candidatos inscritos para atuarem na construção das Usinas, concorrem automaticamente a vagas na Odebrecht e para outras empresas também”, finaliza a gerente.
O serviço oferecido pelo Sine é gratuito e o Ministério do Trabalho e Emprego paga ao Sine R$ 114 por cada pessoa inserida no mercado de trabalho. O dinheiro é revertido para a melhoria no atendimento ao trabalhador, qualificação e na compra de computadores, veículos e outros materiais.
Para se inscrever no Sistema, o interessado deve comparecer no auditório da Emater que fica na Avenida Farquhar, em frente a antiga Esplanada das Secretarias, com a carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.