Parada GLBT Binacional leva três mil pessoas às ruas de Guajará Mirim - Confira álbum de fotos
Aproximadamente 3 mil pessoas se aglomeraram na principal avenida de Guajará-Mirim durante a 1ª Parada Binacional do Orgulho GLBT Brasil-Bolívia, no final da tarde desse domingo, 8 de julho. Tendo como lema "Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia", a parada organizada pelo Grupo Gay de Rondônia (GGR) superou as expectativas, tanto dos organizadores, como das autoridades da cidade. E atingiu de tal forma o objetivo de promover a igualdade, que, à medida que o desfile avançava as famílias que assistiam das calçadas iam se misturando aos participantes.
A Parada Binacional contou com a participação de diversos segmentos sociais. O mais se via eram famílias inteiras aderindo ao humor e à descontração que o evento proporcionava. E até entrando na pista para se somarem aos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Até mesmo os membros de uma igreja evangélica situada no trajeto da parada saíram à porta do templo para vê-la passar. Houve respeito e compreensão de ambos os lados e nenhum incidente de discriminação.
De cima do carro de som, o presidente do GGR, Hélio Costa, agradecia a receptividade dos guajaraenses e os apoios dados pelo Governo Federal, através do Programa Nacional de DST-AIDS do Ministério da Saúde, e pelo Escritório contra Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas. Ele destacava também as parcerias institucionais que havia tornado possível o evento, citando a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, a Secretaria de Saúde do Município de Guajará - SEMSAU, a Coordenação Municipal de DST/AIDS de Guajará-Mirim, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa-RO), a Coordenação Estadual de DST-AIDS, o Grupo Beija-Flor, de Vilhena, e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT).
No palco aramado ao lado da Prefeitura Municipal, onde foi encerrada a parada, Hélio Costa e o prefeito Dedé de Melo foram bastante aplaudidos. Dedé afirmou para as milhares de pessoas que se concentravam em frente ao palco que no próximo ano a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim vai apoiar de forma mais efetiva a realização da parada e agradeceu aos organizadores e aos participantes da parada por introduzirem a cidade no calendário nacional de eventos desse gênero, os quais já são hoje disputados pelas administrações municipais que sabem a dimensão de sua importância para o turismo.
No palco houve apresentação artística de Diana Cox, encerrando-se a programação com um show de aproximadamente uma hora de duração da cantora Patrícia Cavalero e da banda Resistência Urbana. Hélio Costa anunciou que no próximo dia 22 de julho será realizada a 5ª Parada do orgulho GLBT de Porto Velho. E convidou a população de Guajará-Mirim para vir a Porto Velho nesse dia. Pela maneira como foi aplaudido, não deverá ser pequeno o contingente de guajaraenses que virão à capital.