Apenados iniciam capacitação profissional na Casa de Detenção e Penitenciária Feminina
Um convênio entre o Governo de Rondônia e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, começou a proporcionar qualificação profissional e mais dignidade a 170 apenados da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva (o Urso Branco) e 40 internas da Penitenciária Feminina, ambos de Porto Velho.
Realidade através do Projeto “Reconstruindo a Dignidade”, as atividades tiveram início esta semana e visa qualificar essas 210 pessoas nas áreas de biojóias, reciclagem de papel com fibras, cestaria em palha e cipó, panificação e manutenção de aparelhos eletrodomésticos. Neste primeiro momento, está sendo realizado na Brinquedoteca da Casa de Detenção o curso de Habilidades Básicas e de Gestão, conforme orientações do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus), Gilvan Ferro, o início deste trabalho na Casa de Detenção é uma marca da gestão do governador Ivo Cassol que apresentou o projeto com o objetivo de buscar a “extinção” da ociosidade dos apenados na referida Unidade e também na Penitenciária Feminina.
Haverá a sustentabilidade dos cursos e oficinas, pois com a formação de multiplicadores o projeto será permanente. Os novos instrutores serão aqueles apenados que possuem a data de término do cumprimento da pena bem distante. Estes possuirão capacitação especial e, devido à sua capacidade de liderança e didática, serão os futuros instrutores das oficinas e cursos. Na véspera da saída destes “multiplicadores” da Casa de Detenção, outros serão treinados com a devida antecedência, assegurando, assim, a continuidade do projeto.
Todos os produtos oriundos da produção serão periodicamente vendidos, garantindo, assim, a continuidade do projeto. Além do resgate social e moral, os apenados e apenados estarão sendo justamente remunerados e beneficiados com a remissão de pena (a cada três dias trabalhados, diminui um da pena).