Na avenida Floriano Peixoto, centro de Porto Velho, onde fica a sede do SET – Sindicato das Empresas de Transporte, continua em pleno funcionamento o “mercado negro” das carteiras estudantis. Em março deste ano, a reportagem do
Rondoniaovivo denunciou a emissão irregular de carteiras, que não exigiam comprovação de matrícula. A reportagem conseguiu emitir três carteiras de secundaristas de uma universitária, somente pagando a taxa e com um documento de identificação.
SELOS
A responsabilidade de validar as carteiras ficou com a Secretaria Municipal de Transportes – Semtran, através de um selo de autenticação, que desde março deste ano está em processo de licitação. Enquanto isso, sem selos de autenticação e sem punição do Ministério Público, as entidades continuam comercializando as carteiras sem oferecer nenhuma contrapartida para o estudante. Trazendo prejuízos ao empresariado local, que em muitos casos é obrigado a oferecer até 50% de desconto para o portador da carteira.
NOTIFICAÇÃO
O Ministério Público emitiu uma Notificação Recomendatória no dia 14 de maio para que as entidades se adequassem. Mas na notificação, o descumprimento não implicava em punição.
Segundo a assessoria de imprensa do MP, as entidades continuam descumprindo a notificação, e o Ministério Público pode tomar outra providência que não foi definida.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Carteiras de estudantes são emitidas de forma irregular por entidades responsáveis
*
Entidades estudantis denunciadas continuam funcionando na Capital
*
Carteiras estudantis continuam sem selo de autenticidade
*
Presidente de entidades estudantis reclamam falta do selo de autenticação em carteirinhas