Os sindicalistas Herclus Coelho (Presidente do Sindsef), Claudir Matta (Presidente do Sintero) e Maria Aparecida, (Diretora de Formação Sindical do Sindsef), juntamente com outros sindicalistas de todo o país, pressionam os parlamentares no Congresso Nacional para modificar o texto da MP 431 que trata de tabela e salário dos servidores, principalmente dos professores federais.
Claudir Matta disse que juntamente com os demais sindicatos, pretende convencer um maior número possível de parlamentares para apresentar as emendas elaboradas pelos sindicatos de Rondônia, objetivando a melhoria salarial.
O presidente do Sindsef, Herclus Coelho, disse que não haverá retirada da Medida Provisória, porque segundo informações que ele recebeu do deputado Mauro Nazif, tanto a MP quanto o Projeto de Lei, caminharão juntos para garantir o direito da classe.
Os sindicalistas disseram que durante essa visita aos parlamentares em Brasília, puderam sentir a predisposição de todos no sentido da aprovação das reivindicações da categoria. Eles contam com o apoio de vários parlamentares da região norte e principalmente da bancada federal de Rondônia.
No senado, contam com o apoio dos três senadores que se empenham em convencer os parlamentares para a importância da aprovação das emendas apresentadas pelos sindicatos da categoria.
Para Maria Aparecida, o que se quer é a valorização do professor pela unificação da carreira, de modo que o profissional da sala de aula se sinta valorizado e motivado a desenvolver bem o seu papel de educador. O governo federal precisa reparar as perdas da categoria.