Teve início no último mês de março, o projeto de estágio supervisionado com os acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade Faro. Os estudantes, que estão no 8º período, orientados pelo professor Hércules Borges- que aplica a disciplina de estágio supervisionado- desenvolveram o projeto de forma excepcional nas instituições de ensino que estiveram. As alunas desenvolveram com muita criatividade as atividades propostas.
Segundo a coordenadora pedagógica da Faro, Benilce Matos, o objetivo deste projeto de estágio é propor às alunas do curso de Pedagogia a prática do ensino aos portadores de necessidades especiais educacionais e também da Educação Infantil e Creche, ensinada em sala de aula. “Assim, elas podem dimensionar e trabalhar a teoria aliada à prática”, justificou a coordenadora.
Já o professor Hércules acrescenta a grande importância social do projeto. “Com este projeto a comunidade portovelhense vê acontecer o retorno social que a universidade tem que dar a sociedade como num todo”, disse o educador acrescentando que é de grande valor a envergadura destes projetos que continuarão acontecendo em parcerias com instituições escolares.
Na Escola Marise Castiel foi realizado o “Contos de História” um projeto dentro do estágio, desenvolvido pelas acadêmicas da turma PDG 5/7 que despertou a atenção dos alunos daquela escola, e proporcionou um momento de descontração e conhecimento. Da mesma forma aconteceu na Pestalozzi, onde as acadêmicas estiveram em pleno contato com o ensino especial.
“Fomos bem recepcionadas pelas direções das instituições que estivemos”, ressaltou as acadêmicas, acrescentando que este estágio foi de total importância para o crescimento de cada uma delas. “Foi uma experiência única e estar com as crianças e saber que pudemos fazer a diferença na vida delas foi maravilhoso”, destacam.
O estágio tem 80 horas de duração.