Mais 60 famílias de trabalhadores rurais serão beneficiadas com um convênio que será assinado pelo governador Ivo Cassol nesta sexta-feira, em Pimenta Bueno, no escritório local da Emater. Serão 60 projetos de crédito fundiário, no valor total de R$ 2.381.105,40, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário, do Governo Federal, através do Banco do Brasil, destinado a trabalhadores rurais no regime de diaristas, meeiros, posseiros e outros, que não possuem área própria para trabalhar e que não foram contemplados com outros programas fundiários governamental.
“Garantir terra para quem trabalha, para quem produz é importante para que as famílias possam retirar o seu sustento de forma digna. Mas, não adianta apenas financiar a área, é preciso ainda oferecer condições para produção e comercialização dos produtos, e é nessa parte que o Governo do Estado vai atuar”, explicou o governador Ivo Cassol.
O Governo estadual vai oferecer assistência técnica, através da Emater, além da análise e elaboração de projetos, garantia de infra-estrutura (estradas, escolas, saúde, entre outros) e ainda fornecer calcário para correção do solo, entre outras ações que podem ser desenvolvidas.
Para ter acesso ao crédito fundiário, de no máximo R$ 40 mil, a família deverá ter no mínimo cinco anos na atividade rural. A carência é de dois anos para começar a pagar o financiamento, com prazo de 14 a 17 anos para quitação, com taxas de juros que variam de 3% a 6,5% ao ano. As famílias poderão ainda ser incluídas em projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Também em Pimenta Bueno, o governado Ivo Cassol visitará o frigorífico da Cooperocarne e a empresa Lind’água.