Definir estratégias de investimento em produção, mercado e tecnologia para fortalecer a piscicultura na região centro-sul de Rondônia, além do apoio a piscicultores. Esse é o objetivo de reunião que ocorre nesta quarta-feira (25) em Pimenta Bueno entre técnicos do Sebrae, Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia.
A reunião, que começará às 9h no auditório do escritório regional do Sebrae em Pimenta Bueno, faz parte da agenda do Projeto de Piscicultura do Centro-Sul de Rondônia e contará com a participação do coordenador da carteira de Projetos de Aqüicultura e Pesca do Sebrae Nacional, José Altamiro da Silva.
Técnicos das três entidades, ao analisarem dos resultados obtidos pelo projeto, identificaram a necessidade de se dar continuidade aos trabalhos de apoio ao piscicultor e também aos frigoríficos nos municípios de Pimenta Bueno, Ariquemes, Vilhena e Rolim de Moura, onde a piscicultura encontra-se em franca expansão e como forte alternativa econômica.
Ao analisar os resultados até agora alcançados, os agentes que integram o Projeto de Piscicultura do Centro-sul de Rondônia chegaram à conclusão de estabelecer a pauta da reunião em três pontos: produção, mercado e tecnologia.
No primeiro caso, a preocupação maior passa a ser atividades de assistência técnica que mantenham a qualidade o baixo custo de produção do peixe destinado à indústria. No segundo reforçar as condições para que as empresas conheçam e acessem o mercado consumidor de tambaqui (espécie de pescado que predomina na região), no caso os piscicultores e as indústrias. Quanto ao item tecnológico, a garantia da qualidade no processamento industrial, com Boas Práticas de Fabricação (BPF), além de assegurar o padrão genético do tambaqui, que favorece a aceitação pelo mercado, o aumento do rendimento na indústria e na redução do tempo de engorda.
A reunião desta quarta-feira deve contar com a participação dos parceiros Banco do Brasil, Banco da Amazônia, governo de Rondônia, Seapes e Emater.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Filiados interpelam presidente do SINDSEF por descumprimento do Estatuto
*
Ministério das Relações Exteriores enaltece atuação de Juíza de Rondônia no Timor Leste