Cinco municípios serão beneficiados com 900 vagas em cursos de capacitação profissional como parte do Projeto Faser em Ação – Inclusão Produtiva, que o governador Ivo Cassol estará lançando nesta quarta-feira (11), a partir das 10 h, no auditório da Fundação de Assistência Social do Estado de Rondônia (Faser).
De acordo com a presidente da instituição, Irany Freire Bento, os cursos foram montados com base em pesquisas sócio-econômicas feitas nos municípios que apresentam baixos índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e serão oferecidos a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Enquadram-se na proposta de atendimento da Faser mães adolescentes que estejam desempregadas, jovens que cumprem medidas sócio-educativas, entre outras pessoas que necessitam de capacitação imediata para enfrentar o mercado de trabalho.
De acordo com Irany, os cursos são todos voltados para uma qualificação rápida e atendendo as necessidades do mercado, como panificação e confeitaria, mecânica de automóveis, motocicleta e de bicicleta, corte e costura, doces e salgados, eletricidade predial, culinária regional, derivados do leite e informática, distribuídos em quatorze modalidades.
O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 306 mil, conveniados com o Ministério do Desenvolvimento Econômico e de Combate à Fome, em parceria com o Governo de Rondônia. “Inicialmente estaremos trabalhando em conjunto com cinco municípios, sendo Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim, cidades que por serem mais populosas, apresentam maiores índices de pessoas desempregadas”, disse a presidente da Faser, informando que os cursos garantem ao concluinte uma forma de alcançar uma colocação mais imediata no mercado de trabalho.
“Com isso, vimos cumprindo mais uma etapa do compromisso assumido pelo Governo de Rondônia em proporcionar capacitação e qualificação profissional para pessoas que se encontram em situação de pobreza”, garante Irany.
As vagas serão oferecidas através de ação junto a associações de bairros e entidades sociais, que os técnicos da Faser já estão visitando e cadastrando os participantes nos locais onde serão realizados os cursos.