Amazonas - Robô desenvolvido por estudantes em Manaus participa do Campeonato Mundial nos EUA
Depois de conquistar o Campeonato Nacional de Robótica, o robô Wino, invenção de um grupo de alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), quer conquistar o mundo. Com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da UEA, da Fundação Muraki e de outras instituições de ensino local, a equipe Proficlan, que desenvolveu o robô, embarca na próxima quarta-feira (11) para os Estados Unidos, onde participa do Campeonato Mundial de Robótica.
O evento será realizado na Faculdade do Trinity (Trinity College), em Hartford, no estado de Connecticut, e contará com a participação de estudantes do mundo inteiro. A equipe amazonense vai representar o Brasil na competição e, por ter sido campeã nacional, não precisará passar pela fase classificatória, estando automaticamente na fase final do campeonato. O grupo é formado pelos alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Walter Nakano, 22, Andrei Souza, 23, Moisés Bastos, 24, e de Engenharia Mecatrônica, Gustavo Myrria, 21 e Carlos Alexandre Souza.
A nova versão do Wino, que será apresentada em Hartford, é bem mais avançada que a primeira, vencedora do concurso nacional, realizado ano passado, durante a sexta edição do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação (6º Eneca), promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).
Enquanto o primeiro era uma espécie de navegador de labirinto – entrava e saia de um ambiente em forma de labirinto, vencendo obstáculos, como estourar balões que encontrava pelo caminho e no final acertar uma cesta com uma bola de ping pong, o Wino Fire foi projetado para apagar fogo. O novo modelo vai entrar num ambiente fechado e apagar a chama de uma vela. É um protótipo de um robô bombeiro, conforme observa o estudante Andrei Souza.