O Diário Oficial da União, edição do dia 02, publicou despachos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, aprovando os estudos de viabilidade das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, no município de Porto Velho.
Os estudos foram realizados pelo consórcio formado por Furnas Centrais Elétricas S/A e a Construtora Norberto Odebrecht. Os despachos 909 e 910, da ANEEL, estipulam que o edital do leilão vai estabelecer o valor da garantia física e a forma definitiva de integração das usinas ao sistema nacional de transmissão.
Os empreendedores aguardam a definição do Ibama quanto à aprovação dos Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), com a expedição da Licença Prévia, para que o processo de licitação das usinas tenha prosseguimento.
JI-PARANÁ
A ANEEL também aprovou ainda a revisão dos estudos de inventário hidrelétrico do rio Ji-Paraná, na bacia do rio Madeira, também em Rondônia, com um potencial de 350MW. Os estudos foram apresentados pela Eletronorte, Furnas e pela construtora Queiroz Galvão.
VEJA TAMBÉM:
Ribeirinhos dão respaldo à Ação Civil Pública que embarga Projeto das Usinas do Madeira
DEU NA GAZETA MERCANTIL: Complexo Madeira, uma expectativa grandiosa