Lançado esta segunda-feira (31) em Porto Velho (RO), o livro "Agricultura familiar – Assessoria Técnica, Social e Ambiental nos Assentamentos em Rondônia" traz um panorama da produção nos assentamentos do território Madeira-Mamoré assistidos em 2007 pelo Instituto de Estudos e Pesquisas do Agronegócio Rondoniense (Iepagro), parceiro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na extensão rural. Para Mariluce Paes, presidente do Iepagro, a impressão é a materialização de um esforço coletivo. "É um registro importante dos trabalhos do programa Ates (Assessoria Técnica, Social e Ambiental) com os assentados de Rondônia, por isso, é muito emocionante vê-lo concretizado", comemorou.
O superintendente regional do Incra, Carlino Lima, destacou a relevância dos técnicos que levam conhecimento acadêmico ao campo, aliando-o ao saber local, e parabenizou a forma como o Iepagro selou sua prestação de serviço ao Incra. "O Incra, enquanto gestor, fica feliz de ver esse trabalho, que será de grande importância para agricultores, técnicos e acadêmicos", disse. Segundo a presidente do Iepagro, o livro será distribuído gratuitamente a bibliotecas, universidades e órgãos envolvidos e revelou que outras obras sobre o tema ainda virão. "É só o começo!", revelou.
Servidor do Incra envolvido no Ates, Manoel Messias relembrou o começo do trabalho de assessoria técnica e, mesmo comemorando o triplo de famílias atendidas, ressaltou que ainda há muito trabalho para ser feito e destacou aquele que é a razão da existência do instituto. "Quem está de parabéns mesmo é o nosso agricultor familiar!", concluiu.