Na ultima quinta-feira (13) moradores do bairro Lagoa, zona Sul da capital, entraram em contato com a redação do jornal
Rondoniaovivo.com para denunciar um crime ambiental que esta acontecendo naquela área. Segundo os moradores, que pediram para não ter os nomes divulgados por medo de represália, um ferro velho - identificado como “Guincho Lisboa”, localizado na avenida Rio Madeira, próximo ao Motel Concorde - estaria supostamente jogando todo o seu lixo próximo das residências e de empresas que ali estão instaladas naquele perímetro.
Segundo um dos moradores devido o acúmulo de lixo na área até uma cobra foi encontrada em seu escritório.
E m contato com a SEMA (
Secretaria Municipal de Meio Ambiente) o secretário titular da pasta, Avenilson Gomes da Trindade, disse à reportagem que as providências serão tomadas e enviará uma equipe, composta por um fiscal de meio ambiente e um técnico, para o local para realizar a verificação da denúncia e, uma vez constatado o delito e identificado o infrator, ele será notificado, ou seja, o mesmo terá que recolher o lixo e jogá-lo no reservatório adequado.
MULTA
O secretário ressaltou que, caso o infrator não proceda o que é determinado pela notificação, o fiscal aplicará uma multa cujo valor depende da análise
in loco feita pelo fiscal e o técnico. A multa, segundo o secretario, pode chegar ao valor de R$ 1.000,00 ou R$2.000,00 e o infrator terá o prazo de 20 dias para recorrer à ação.
“Nós pedimos que a sociedade e a imprensa, sempre que possível, nos mantenha cientes de problemas ambientais que temos em nossa cidade, precisamos dessa parceria para melhorar nosso ambiente”, esclareceu o secretário.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Violação de túmulos no Cemitério Santo Antônio coloca Semusp em estado de alerta
*
Segunda Câmara do TJ derruba portaria da Seapen