*Na manhã desta terça-feira, no programa “A bronca é sua, a ajuda é nossa” da rádio AM Caiari, apresentado pela jornalista Alisângela Lima, foi debatido a construção do Shopping Porto Velho. O programa radiofônico teve a participação do vereador Kruger Darwich e do engenheiro Ubiratan Pereira, ex-secretário de obras do município.
*Durante a entrevista, o engenheiro Ubiratan afirmou categoricamente que na área onde se pretende construir o Porto Velho Shopping, não existe nenhuma nascente de água.
*Segundo o engenheiro, em 2005, enquanto estava à frente da Semob, foi realizado um estudo na capital sobre a macro drenagem de Porto Velho. No estudo foram detectadas 11 micro-bacias urbanas, com aproximadamente 118 km de igarapés e córregos. De acordo com Ubiratan, todos os igarapés da capital estão contaminados.
*Na área onde se pretende construir o Porto Velho Shopping, nas confluências da avenida Rio Madeira com Calama, o engenheiro afirmou que nos estudos e pesquisa de campo realizados pela secretaria, não foi detectada nenhuma nascente de água no terreno.
*“ O que existe no local são dois córregos que atravessam toda a extensão do terreno e devem ser canalizados” afirmou Ubiratan.
*Segundo Pereira, Porto Velho possui, apenas, cerca de um quilômetro de córregos canalizados, sendo a maior parte no igarapé dos tanques (nas proximidades da rodoviária). Segundo Ubiratan, o serviço de canalização de rios é muito caro, ficando em aproximadamente dois milhões de reais o quilômetro.
*“ O grupo empresarial que pretende construir o Shopping, poderia fazer a canalização dos córregos na área como contra-partida ao município e comunidade” finalizou Ubiratan.
*
KRUGER
*O vereador Kruger Darwich disse na entrevista que o seu projeto de construção de um parque natural no local se devia a informação de que na área existia duas nascentes de água.
*Com a afirmação de Ubiratan, de que no local não existe nenhum “olho D’água”, o vereador garantiu rever o projeto e sua localização. Segundo Kruger, um antigo projeto de ex-prefeito Chiquilito Erse designava uma área entre a avenida Jorge Teixeira e Lauro Sodré, mas depende de um convênio com a Aeronáutica.
*Nas proximidades do local do futuro Shopping, existe uma área pertencente a Emdur – Empresa Municipal de desenvolvimento Urbano (em frente ao conjunto 22 de dezembro) e o vereador também não descartou a construção no terreno do município.
*Durante a entrevista, Kruger disse que não é contra a construção do Shopping. “ Minha preocupação é com o crescimento ordenado da cidade”, finalizou o vereador
*
VEJA TAMBÉM:
*
Empresários visitam terreno do futuro Shopping Porto Velho
*
Shopping vai gerar cerca de 2 mil empregos em Porto Velho
*
Ministério Público ainda não tem parecer sobre a construção de Shopping Center na Rio Madeira
*
Porto Velho Shopping chega com muitas opções de compras, serviços, entretenimento, lazer e gastronomia
*
Construção do Shopping Porto Velho é elogiada pela população - Veja vídeo com enquete