Parlamentares brasileiros ficam presos na Antártida por causa do mau tempo e deputado de Rondônia faz parte da comissão
Moreira Mendes integra comitiva que ficou presa na Antártida
O deputado federal Moreira Mendes (PPS/Porto Velho) foi um dos 13 parlamentares brasileiros que ficaram retidos na Antártida. A comitiva viajou até o continente gelado a convite da Marinha, para conhecer a base brasileira. Os convidados chegaram na base na última quinta-feira (24), e deveriam retornar no dia seguinte, mas o mau tempo acabou atrapalhando o retorno do grupo. Segundo informações da Marinha, a chegada de duas frentes frias impediu a viagem.
A comitiva brasileira iria passar dois dias e a estadia acabou estendendo para cinco. É esperado que o clima amenize para que o retorno ocorra ainda nessa segunda-feira (28).
De acordo com informações do portal de notícias G1 para que os parlamentares voltem ao Brasil é preciso que o tempo permita que um avião pouse no continente antártico e os leve de volta para a cidade de Punta Arenas, no extremo Sul do Chile. Enquanto isso não acontece, eles permanecem na base chilena no continente. "Não posso dizer que estamos confortáveis, mas estamos bem. A base chilena tem nos dado todo o apoio", afirmou o senador Renato Casagrande (PSB/ES), relator da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas e que lidera a comitiva.
Além do senador Casagrande e do deputado federal Moreira Mendes acompanha a comitiva os seguintes deputados: Maria Helena (PSB); Ricardo Tripoli e Fernando Chucre (PSDB); Wellington Coimbra e Colbert Martins (PMDB); Jorge Maluly e Luciano Pizzato (DEM); Edmilson Valentin (PC do B); Paulo Teixeira (PT); Fábio Ramalho (PV); e Vinícius Carvalho (PT do B).