Amazonas - Protesto de motoristas e cobradores deixa 50 mil pessoas sem transporte em Manaus
Um protesto de motoristas e cobradores da empresa Eucatur Transportes deixou, nesta segunda-feira (22), 50 mil usuários do transporte coletivo de Manaus sem ônibus. Por aproximadamente três horas, das 5h30min às 8h15min, motoristas e cobradores da empresa bloquearam a saída de 140 ônibus que atendem à zona Norte da cidade.
*O movimento foi liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Amazonas, que não avisou a população com 72 horas de antecedência, conforme determina a Lei nº 7.783/1989 (Lei de Greve).
*No último dia 10, o sindicato também promoveu outra paralisação irregular. Pelo menos 7,5% da frota de ônibus que atua regularmente no transporte coletivo de Manaus, parou, por três horas, por causa do protesto de aproximadamente 200 funcionários das empresas Soltur e Urbana.
*Segundo o diretor do sindicato, Givancir de Oliveira, os funcionários protestaram porque a empresa não efetuou o pagamento do vale do mês na data estabelecida, dia 20.
*O diretor da Eucatur, Algacir Gurgacz, afirmou que, na última sexta-feira (18), fez um acordo com os funcionários sobre o pagamento do vale do mês e, por isso, não entendeu o motivo do protesto. O empresário disse que a Eucatur estava sem recursos financeiros para efetuar o pagamento. Ele alegou que a empresa não está tendo uma boa arrecadação, neste mês, devido às chuvas. Segundo Gurgacz, nos dias de chuva, o número de passageiros reduz em até 50%.