Amazonas - Vacina contra a febre amarela está disponível em 200 unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está oferecendo vacinas contra a febre amarela nas mais de 200 unidades de saúde do município. O secretário da Semsa, Jesus Pinheiro, recomendou que toda pessoa que, ainda, não tomou a vacina ou recebeu a dose há mais de dez anos, procure uma unidade de saúde mais próxima de casa.
O secretário esclareceu que o município não está fazendo campanha para a aplicação das doses contra a doença. De acordo com ele, a Semsa pretende, somente, atualizar o cadastro de vacinas junto à população. “O certo seria se todo cidadão buscasse atualizar seu próprio cartão de vacina contra a febre amarela. Mas a procura só aumentou nos últimos dias por conta do registro de mortes causadas pela doença, que teve grande divulgação na imprensa”, afirmou.
Na policlínica municipal Castelo Branco, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul da cidade, a procura pela vacina contra a doença aumentou cerca de 70%, neste mês, segundo o diretor da unidade, o médico Carlos Reis. "Em média, 400 pessoas têm procurado a unidade do Parque Dez diariamente", disse Carlos.
Contra-indicação
O coordenador clínico da Fundação de Medicina Tropical (FMT), Antônio Magela, informou que a vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com sistema imunológico debilitado) e alérgicos a gema de ovo.
A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus ‘amarílico’, que ataca o fígado e outros órgãos, podendo levar à morte. A transmissão do vírus ocorre pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue