Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira (29) o reajuste das Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron), da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre). As tarifas da Ceron e da Eletroacre entrarão em vigor nesta quinta-feira (30).
*No caso da Ceron, que atende a quase 400 mil unidades consumidoras em Rondônia, o reajuste autorizado pela Aneel foi de 8% para residências e de 13,43% para a indústria. Sobre a Eletroacre, que atende a 150 mil unidades, o aumento autorizado foi de 10,14% para residências e de 16,69% para a indústria. A CEA, por sua vez, teve reajuste de 38,63% autorizado para as residências e de 47,11% para a indústria. A CEA atende a cerca de 130 mil unidades consumidoras de energia.
*O reajuste tarifário do CEA, cuja data de aplicação também seria dia 30, não poderá vigorar até que a empresa regularize débitos com encargos setoriais. Os cálculos da Aneel para as tarifas da concessionária abrangem 24 meses, entre novembro de 2004 e outubro de 2006. Tal período se justifica pelo fato de não terem sido aplicados os reajustes anuais também por inadimplência.
*Ao calcular os índices de reajuste das distribuidoras, a Aneel considera a variação de custos contemplados no último reajuste tarifário concedido. Além dos custos administrados pelas empresas (operação e manutenção da rede, mão-de-obra e contratação de serviços de terceiros), sobre os quais incide o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), o cálculo da tarifa inclui despesas como energia comprada de geradoras, encargos como CCC, RGR, taxa de fiscalização e encargos de transmissão.